Um projeto de Iniciação Científica desenvolvido por alunos do ensino médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe (Codap/UFS) conquistou o 1º lugar no Congresso de Música Nas Nuvens, promovido pelos programas de pós-graduação em Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG – Brasil), pós-graduação em Práticas Musicais da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG – Brasil) e a Freie Universität. O reconhecimento veio na categoria "Iniciação Científica", destacando o trabalho intitulado "Ao alvorecer do século XX: um estudo sobre as valsas de Ceciliano Avelino da Cruz (1848 - 1963) durante a Belle Époque em Aracaju".
Sob a orientação da professora Thais Rabelo, o projeto explora a valsa como gênero musical na Aracaju do início do século XX, com foco especial nas composições do sergipano Ceciliano Avelino da Cruz. “Ceciliano foi um compositor muito importante naquele momento, mas acabou ficando esquecido. O propósito do projeto é resgatar tanto esse músico e suas composições quanto estudar a valsa e seu significado naquele período histórico”, explicou a professora.
A motivação para a pesquisa nasceu da experiência prévia da professora Thais no estudo da música sergipana nos séculos XIX e XX. Além disso, a docente viu no projeto uma oportunidade de integrar os alunos do Codap que já participavam de iniciativas de ensino musical. Para ela, receber o prêmio também foi motivo de orgulho. “Ver alunos do ensino médio, de uma escola pública, competindo com pesquisas de graduação de todo o Brasil e ganhando o primeiro lugar é motivo de muita alegria. É uma valorização da nossa pesquisa e da música sergipana, que merece ser mais conhecida e difundida pelo Brasil afora”, destacou a orientadora.
Para os estudantes envolvidos, a experiência foi transformadora. Flávia Lívia, uma das participantes, ressaltou o impacto pessoal e acadêmico do projeto. “Contribuiu para meu crescimento, aprimorando conhecimentos como escrita e comunicação. Além disso, me proporcionou um novo olhar para o mundo da pesquisa, com um pensamento questionador e um olhar investigativo”, afirmou.
Já Ivan Augusto destacou o desafio e a importância de representar Sergipe em um evento nacional. “Foi uma surpresa, pois estávamos concorrendo com pessoas mais experientes. Contudo, nosso trabalho mereceu reconhecimento porque buscou engajar o público a valorizar a história da nossa região. Espero que todos entendam o valor de estudar a música e a história de seu lugar, como eu aprendi”, disse o aluno.
É possível acessar o vídeo de apresentação do projeto "Ao alvorecer do século XX: eu estudos sobre as valsas de Ceciliano Avelino da Cruz (1848 - 1963) durante a Belle Époque em Aracaju" no canal do YouTube do Congresso Nas Nuvens. Para isso, clique aqui.
Ascom UFS