Qui, 19 de dezembro de 2024, 17:32

Retrospectiva: confira o que foi destaque na Universidade Federal de Sergipe em 2024
UFS reafirma relevância da única universidade pública do estado de Sergipe

O ano de 2024 chega na reta final e, com isso, é possível fazer um balanço sobre a atuação marcante da Universidade Federal de Sergipe em diversas áreas. Foram 365 dias reafirmando a relevância da única universidade pública do estado de Sergipe.

O maior destaque foi o alcance do conceito máximo na avaliação de Recredenciamento Institucional realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC). O processo avaliativo, que trouxe para a UFS uma nota 5, traçou um diagnóstico em torno dos eixos: planejamento e avaliação institucional; desenvolvimento institucional; políticas acadêmicas; políticas de gestão e infraestrutura.


Interna mate ria   nota ma xima  1

E em clima de festa, a universidade comemorou os 56 anos de existência com o Concerto de Artes Integradas, reunindo Coro e Orquestra Sinfônica, exposição visual e performances de dança, teatro, música e capoeira. O evento promoveu uma arrecadação voluntária de alimentos, que foram distribuídos para o Acampamento Nossa Sra. D’ajuda, no povoado Cabrita, em São Cristóvão, e para a Ocupação João Mulungu, localizada em Aracaju.

Outro marco importante foi a eleição para os cargos de reitor e vice-reitor da UFS. A chapa 2, "UFS da gente", mais votada, recebeu 746 votos entre professores, 513 votos entre os técnicos administrativos e 8.843 votos de estudantes. O resultado foi homologado por unanimidade para composição da lista tríplice, que será enviada ao Ministério da Educação (MEC).

Como tradição, a Assessoria de Comunicação da UFS compilou outros fatos e acontecimentos ocorridos em 2024. Fique por dentro de tudo na retrospectiva abaixo.

Desenvolvimento acadêmico

Reafirmando a excelência acadêmica, a UFS foi ranqueada como a 2ª melhor do Nordeste pelo segundo ano consecutivo, de acordo com o University Impact Rankings 2024 da Times Higher Education (THE). Classificada na posição 601-800, a instituição está atrás apenas da Universidade Federal de Pernambuco entre as instituições nordestinas, e ocupa a 25ª colocação entre as universidades brasileiras. Além disso, a Universidade Federal de Sergipe figurou entre as instituições mais importantes da América do Sul no CWTS Leiden Ranking 2024, ranking organizado pelo Centro de Estudos de Ciência e Tecnologia (CWTS) da Universidade de Leiden, na Holanda.

A universidade tem sete pesquisadores dentre os 2% mais influentes do mundo, de acordo com o ranking da Universidade de Stanford (EUA), considerado o mais prestigiado internacionalmente e 29 pesquisadores entre os mais influentes da América Latina, segundo o AD Scientific Index 2024.


Novo grid ufs  1

Logo no começo do ano, a UFS alterou os horários de aulas, exceto em Lagarto e Nossa Senhora da Glória. As aulas do turno da manhã estão ocorrendo das 7h30 e 12h30; à tarde, das 13h30 às 18h30; e à noite das 19h15 às 22h15.

No interior sergipano, o município de Estância receberá o 7º campus da universidade, com o objetivo de ampliar o acesso ao ensino superior nas regiões Sul e Baixo São Francisco do estado dentro do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Já o município de Lagarto recebe o primeiro doutorado de Saúde, no Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde.

Com o constante investimento na pesquisa, a UFS recebeu, em 2024, 890 bolsas da Capes, 170 a mais que no ano anterior, graças ao modelo recente de distribuição de bolsas que considera, dentre outros critérios acadêmicos, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) municipal. E com foco na ampliação da pós-graduação, a Capes aprovou dois novos mestrados e dois novos doutorados: no mestrado, foram aprovados o Programa Acadêmico de Pós-Graduação em Relações Internacionais e o Programa Profissional em Linguística e Literatura; já no doutorado, foram aprovados os programas acadêmicos em Comunicação e em História.

O curso de bacharelado em Museologia do Campus de Laranjeiras também recebeu nota máxima na avaliação do MEC, que levou em consideração aspectos como corpo docente, plano curricular, organização didática e instalações físicas. E pela primeira vez, a universidade promoveu a Feira de Vestibular EaD, que aconteceu no polo de Estância. A primeira edição do evento reuniu aproximadamente 500 alunos de ensino médio da região e contou com palestra e apresentação de graduandos da universidade.


Primeira etapa da formação para professoras indígenas aconteceu no território Xokó, em Porto da Folha/SE. (foto: Arquivo pessoal)
Primeira etapa da formação para professoras indígenas aconteceu no território Xokó, em Porto da Folha/SE. (foto: Arquivo pessoal)

Com foco nos futuros avanços, a UFS aprovou por unanimidade a proposta do curso de graduação em Educação Escolar Quilombola e lançou seis Observatórios Sociais Temáticos (OST): Gênero e Sexualidade, Segurança Pública e Formação Policial, Saúde, Bem-estar e Qualidade de Vida, Soberania Alimentar e Agricultura Familiar, Trabalho e Juventude e Águas e Meio Ambiente. Além disso, pela primeira vez em Sergipe, o Núcleo da Ação Saberes Indígenas na Escola da UFS realizou a formação continuada de professoras indígenas em escolas dos territórios Xokó (Porto da Folha/SE), Kariri-Xokó (Porto Real do Colégio/AL) e Wassu-Cocal (Joaquim Gomes/AL).

Internacionalização e parcerias

Para desenvolver a colaboração entre as instituições nos campos da pesquisa e do ensino, a UFS firmou acordo de cooperação científica, acadêmica e cultural com as universidades de Vechta, na Alemanha, e MCMaster University, no Canadá.

Ainda no âmbito internacional, o Laboratório de Biologia e Imunologia do Câncer e Leishmania (LaBICeL) da UFS foi selecionado para receber treinamento e capacitação microscopia intravital executado pela equipe da Bioimaging Brasil, com o apoio do Chan and Zuckerberg Initiative (CZI). Além disso, o Hospital Universitário do Campus de Aracaju (HU-UFS) recebeu os pesquisadores internacionais Tushar Garg (Stop TB, Suíca) e Jonathon Campbell (Universidade McGill, Canadá) para palestra sobre tuberculose, e a universidade recebeu o embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi, e o cônsul-geral do Japão em Recife, Hiroaki Sano, em uma visita de cortesia.


Lançamento da Escola de Conselhos de Sergipe aconteceu no Palácio da Justiça Tobias Barreto de Menezes. (foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)
Lançamento da Escola de Conselhos de Sergipe aconteceu no Palácio da Justiça Tobias Barreto de Menezes. (foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)

Na esfera local, foi lançada a Escola de Conselhos de Sergipe, fruto de parceria entre a UFS e o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, com ampla participação do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Outro acordo firmado foi com a Prefeitura de São Cristóvão para a instalação de semáforos em frente à entrada de veículos e de pedestres do Campus de São Cristóvão com foco na maior segurança da comunidade acadêmica.

Ciência

Ainda no primeiro semestre do ano, pesquisadores da UFS encontraram vestígios de navio escravagista afundado há mais de 170 anos e, pela relevância internacional, a pesquisa foi capa de edição do Washington Post, um dos principais jornais do mundo. Desde 2022, o professor do Departamento de Arqueologia e dos Programas de Pós-Graduação em Arqueologia e em Antropologia da UFS, Gilson Rambelli, vem mergulhando nas águas do Bracuí em busca de provas materiais sobre esse naufrágio, tentando esclarecer mistérios que ainda cercam a história do tráfico de escravizados para o Brasil.


Mergulhos para procurar o Camargo em águas brasileiras acontecem mais de 170 anos depois do naufrágio. (foto: Rafael Vilela)
Mergulhos para procurar o Camargo em águas brasileiras acontecem mais de 170 anos depois do naufrágio. (foto: Rafael Vilela)

Na área da saúde, a vacina brasileira contra a dengue foi testada em 16.235 voluntários no país durante três anos em parceria com 16 centros de pesquisas clínicas. Entre eles, o da Universidade Federal de Sergipe, localizado no Hospital São João de Deus, no município de Laranjeiras. O professor do Departamento de Medicina e do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da UFS, Ricardo Queiroz Gurgel, lidera o ensaio clínico do imunizante no estado.

E para divulgar ainda mais a ciência produzida, a universidade deu seguimento ao quadro “UFS Ciência. Entre os temas, há o lançamento do Centro Internacional de Pesquisa em Inteligência Artificial, o mais novo laboratório multiusuário da área de humanidades da UFS, e o alerta de pesquisadores da UFS para o branqueamento de até 90% dos corais no litoral de SE. Para conferir outras notícias científicas, clique aqui.


Estudos exploram impactos da IA, a exemplo do uso do ChatGPT, na educação. (Foto: Reprodução/TV UFS)
Estudos exploram impactos da IA, a exemplo do uso do ChatGPT, na educação. (Foto: Reprodução/TV UFS)

Conquistas e premiações

Anualmente, os trabalhos desenvolvidos na UFS são reconhecidos nos contextos local, regional, nacional e internacional. Em 2024, o Coro e a Orquestra Sinfônica, vinculados à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, foram premiados com o Troféu Cultura Sergipana no IX Simpósio Cultural e Social de Sergipe, um estudante de Medicina Veterinária do Campus do Sertão conquistou o Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Motricidade Orofacial foi premiado em duas categorias do Prêmio Irene Marchesan com dois trabalhos.


CORUFS e OSUFS foram premiados no IX Simpósio Cultural e Social de Sergipe. (Foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)
CORUFS e OSUFS foram premiados no IX Simpósio Cultural e Social de Sergipe. (Foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)

Uma equipe do Grupo American Association of Petroleum Geologists (Aagp), vinculado ao Departamento de Geologia, conquistou o 1° lugar do Brasil e o 2° lugar da América Latina e Caribenha na competição anual Imperial Barrel Award (IBA), da qual mais de 577 universidades de 88 países participaram. E o pesquisador Fábio dos Santos Pereira, graduado em Geologia (DGEOL) e mestre em Geociências e Análise de Bacias (PGAB) pela UFS, conquistou o Prêmio Capes de Tese 2024 na categoria "Geociências".

A UFS conquistou o 1º lugar no Prêmio Educador Transformador, etapa estadual, oferecido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Por meio dos Observatórios Sociais, a universidade recebeu a certificação Selo ODS Educação 2023, reconhecimento que coloca em evidência a contribuição da UFS no âmbito da educação para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Os programas InoveEDU (Eixo Pessoas), Socialize-se (Eixo Parcerias) e Pibiti (Eixo Prosperidade) da Agitte e projeto de extensão Arquiteto na Escola, vinculado ao Departamento de Arquitetura e Urbanismo, foram reconhecidos por cumprirem pelo menos um dos 17 ODS da ONU.


Representantes da UFS durante entrega do Selo ODS Educação 2023 em São Paulo. (foto: arquivo pessoal)
Representantes da UFS durante entrega do Selo ODS Educação 2023 em São Paulo. (foto: arquivo pessoal)

Entre os eventos importantes para este ano, os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Paris 2024 se destacaram. E a Universidade Federal de Sergipe esteve presente nas paralimpíadas, por meio de três alunos convocados para disputar as competições no ciclismo e halterofilismo. E logo após os jogos, a atleta Duda Lisboa visitou a universidade já consagrada como campeã olímpica no vôlei de praia e a primeira sergipana a conquistar uma medalha olímpica.

Sendo o veículo de comunicação mais premiado do estado e figurando entre as 10 emissoras do segmento mais premiadas do Brasil, a Rádio UFS segue no topo com a conquista dos prêmios MOL de Jornalismo para a Solidariedade, Nacional de Jornalismo do Poder Judiciário, João Ribeiro de Divulgação Científica e Inovação Tecnológica, Sebrae de Jornalismo 2024, Comunicação José Luiz Egydio Setúbal e Setransp de Jornalismo 2024 - juntamente com a TV UFS.


Profissionais e estudantes da Rádio e TV UFS são premiados. (Foto: Divulgação/Rádio UFS)
Profissionais e estudantes da Rádio e TV UFS são premiados. (Foto: Divulgação/Rádio UFS)

E pela primeira vez, a TV UFS entrou ao vivo em rede nacional com a missão de transmitir o São João de Sergipe. Como parte do projeto Arraiá Brasil, da TV Brasil, a emissora universitária transmitiu os shows dos dias 29 e 30 de junho diretamente do Arraiá do Povo, na Orla da Atalaia, em Aracaju, com apoio do Governo do Estado de Sergipe. No domingo, a audiência habitual da TV Brasil foi dobrada, de acordo com os indicadores em tempo real da emissora, medidos nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

Reconhecimento

Um papel fundamental da Universidade Federal de Sergipe é reconhecer personalidades que se destacaram na produção de diferentes saberes. Maior honraria concedida pela UFS, o Título Doutor Honoris Causa foi concedido duas vezes neste ano: ao artista plástico Cícero Alves dos Santos, popularmente conhecido como Véio, pela produção como escultor e trabalho de integração, valorização da arte e da cultura do Sertão; e ao historiador e professor inglês Kenneth Robert Maxwell em razão das contribuições do professor para o avanço do conhecimento em história e nas relações entre Brasil e Portugal, distinguindo a notável trajetória acadêmica.


Ainda criança, Cícero Alves dos Santos ganhou o apelido de Véio. (foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)
Ainda criança, Cícero Alves dos Santos ganhou o apelido de Véio. (foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)

Outra honraria concedida foi o Grau de Mérito Universitário Especial, voltado a pessoas com comprovada experiência e que não sejam detentoras de formação acadêmica de graduação e de pós-graduação, aos mestres do conhecimento popular do estado. No total, foram certificados 44 mestres entre Artes e Cultura Popular (A.C.P) e Saberes e Fazeres (S.F).

Já para homenagear quem tanto contribuiu para a história da universidade, foi realizada a “Cerimônia da Gratidão”, uma iniciativa que busca prestar homenagem aos servidores da casa que se aposentaram recentemente.


"Cerimônia da Gratidão" é iniciativa da Progep/UFS. (foto: Elisa Lemos/Ascom UFS)
"Cerimônia da Gratidão" é iniciativa da Progep/UFS. (foto: Elisa Lemos/Ascom UFS)

Infraestrutura

Os constantes investimentos feitos pela Universidade Federal de Sergipe também incluem a parte física da instituição, contribuindo para a melhoria da qualidade dos serviços prestados. Para facilitar o atendimento a demandas de manutenção, a Superintendência de Infraestrutura da Universidade Federal de Sergipe (InfraUFS) criou no final de 2023 o Serviço de Atendimento à Comunidade Acadêmica (Saca), que foi colocado em prática no ano de 2024. Por meio do programa, qualquer pessoa pode informar sobre algum objeto quebrado ou solicitar a troca de objetos queimados, por exemplo, e o serviço de manutenção deve ser solicitado via WhatsApp pelo número (79) 98867-8609.

Entre os projetos entregues, é possível destacar as inaugurações: do primeiro Laboratório de Alta Tensão no estado, cuja finalidade é ser um laboratório de pesquisa e também multiusuário que contará com ensaios de rotina e equipamentos, além de toda parte de geração de alta tensão contínua, alternada e impulsiva até 150 mil volts; do Coworking das Empresas Juniores e Ligas Acadêmicas, pensado para que as empresas e ligas possam desenvolver atividades, realizar reuniões presenciais e receber clientes e parceiros; e da Sala de Acolhimento Parental (SAP), destinada a pessoas com filhos que frequentam os espaços do Campus do Sertão, em Nossa Senhora da Glória.


Laboratório de Alta Tensão é inaugurado na UFS. (Foto: Yan Lima/Ascom UFS)
Laboratório de Alta Tensão é inaugurado na UFS. (Foto: Yan Lima/Ascom UFS)

No Hospital Universitário (HU-UFS), os departamentos de Odontologia (DOD) e Enfermagem (DEN) receberam reforço estrutural e novos equipamentos para aprimorar tanto o processo de ensino-aprendizagem, quanto a saúde sergipana. O DOD recebeu um tomógrafo de feixe cônico viabilizado por R$ 380 mil, sendo R$ 300 mil da emenda e R$ 80 mil do orçamento da universidade. Já no DEN, foram entregues os laboratórios de simulação clínica materno-infantil e adulto completamente equipados com simuladores de alta fidelidade, manequins com simuladores de parada cárdio-respiratória, macas, camas com acionador automático.


Laboratórios de simulação clínica materno-infantil e adulto. (foto: Elisa Lemos/Ascom UFS)
Laboratórios de simulação clínica materno-infantil e adulto. (foto: Elisa Lemos/Ascom UFS)

Já na área da expansão, a UFS encaminhou ao Ministério da Educação solicitação de recursos, através do Programa de Aceleração do Crescimento, para ampliação e climatização do Restaurante Universitário em São Cristóvão, o Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS) anunciou o recebimento de R$10 milhões para a criação de novos leitos e espaços de ensino, pesquisa e inovação e o Centro de Competições da Engenharia Mecânica anunciou o investimento de R$ 900 mil para ampliar o espaço de práticas e dar melhores condições de ensino-aprendizagem.

E para além do espaço físico, a universidade modernizou o parque de equipamentos ativos da rede de computadores do campus de São Cristóvão para melhorar o gerenciamento por parte dos analistas e técnicos da Coordenação de Redes, permitindo uma maior visibilidade da rede de computadores.

Letícia Nery - Ascom UFS


Atualizado em: Sex, 20 de dezembro de 2024, 15:21
Notícias UFS