Seg, 20 de janeiro de 2025, 07:56

UFS tem conceitos 4 e 5 em diversos cursos de graduação no Índice Geral de Cursos
Os resultados colocam a UFS entre as melhores instituições do Nordeste.
Foto: Janaína Cavalcante / Ascom UFS
Foto: Janaína Cavalcante / Ascom UFS

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) foi avaliada com notas 4 e 5 no Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC). O IGC é o indicador oficial da qualidade da educação superior no Brasil e coloca a universidade entre as melhores do Nordeste, uma vez que os resultados apontam para a qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação da universidade e para sua contribuição significativa na formação acadêmica no Brasil.

Conforme enfatiza o reitor da UFS, Valter Santana, as notas refletem o compromisso constante da instituição com a formação de qualidade para a sociedade. “Esse resultado é ainda mais significativo quando consideramos que, no último recredenciamento institucional, a UFS alcançou o conceito máximo, nota 5, pelo Ministério da Educação. Isso consolida a universidade como uma referência nacional, valorizando o esforço de toda a nossa comunidade acadêmica e reafirmando nossa posição entre as melhores universidades do país”.


“Mais do que números, essas conquistas representam o impacto positivo que a UFS gera na vida dos seus alunos e na transformação social, reforçando o conceito máximo que obtivemos no recredenciamento institucional pelo MEC”, ressalta Valter Santana. (Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS).
“Mais do que números, essas conquistas representam o impacto positivo que a UFS gera na vida dos seus alunos e na transformação social, reforçando o conceito máximo que obtivemos no recredenciamento institucional pelo MEC”, ressalta Valter Santana. (Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS).

O índice considera as seguintes dimensões: a) A média dos Conceitos Preliminares de Curso (CPC) do último triênio, indicador composto que considera o desempenho dos estudantes no Enade, a qualificação do corpo docente e a percepção dos alunos sobre o processo de formação; b) A média dos conceitos obtidos na última avaliação trienal dos programas de pós-graduação; e c) A distribuição dos alunos entre os diferentes níveis de ensino.

Vários cursos com nota 4 e 5 em todos os campi

Nos últimos anos, os cursos da UFS vêm apresentando resultados de contínua melhoria, na dimensão ensino, bem como na infraestrutura e na organização didático-pedagógica. De acordo com a avaliação do IGC, no campus Aracaju, os cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Fonoaudiologia receberam a pontuação máxima, além de os cursos de Medicina e Odontologia terem recebido nota 4, mesma nota do curso de Administração do Campus Itabaiana.

Em Lagarto, também há vários cursos avaliados com notas 4 e 5; os cursos de Enfermagem e Fisioterapia receberam notas 5, enquanto Farmácia, Odontologia e Nutrição são nota 4. O curso de Museologia do Campus das Artes recebeu nota máxima do Ministério da Educação (MEC).

O campus de São Cristóvão também tem cursos bem avaliados como, por exemplo, Engenharia Agronômica, Educação Física, Administração, Direito e Engenharia Civil, todos com nota 5. Já Psicologia, Letras (portugues e inglês), Geografia, Pedagogia e Publicidade e Propaganda foram avaliados com nota 4. O curso de Engenharia Agronômica do campus Sertão também recebeu nota 4.


Em Laranjeiras, o  curso de bacharelado em Museologia está entre os cursos avaliados com nota máxima. Na foto, parte do corpo  docente de Museologia. (Foto: arquivo pessoal)
Em Laranjeiras, o curso de bacharelado em Museologia está entre os cursos avaliados com nota máxima. Na foto, parte do corpo docente de Museologia. (Foto: arquivo pessoal)

As notas obtidas pelos cursos da UFS refletem o compromisso da instituição com a excelência acadêmica e com a qualidade da formação oferecida aos estudantes. Os resultados do IGC demonstram que os cursos da universidade atendem aos mais altos padrões de avaliação, além de promover uma formação sólida e atualizada, alinhada às demandas do mercado e da sociedade. Kleber Oliveira, superintendente de Indicadores de Desempenho da UFS, destaca que os resultados não são frutos do acaso.

“É resultado de organização técnico-administrativa, que permite agilidade na parte operacional de compras, manutenção, por exemplo; na cultura de gestão orientada a resultados, com a Superintendência de Indicadores de Desempenho Institucional (SIDI) e a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) disponibilizando aos departamentos, centros e campi um vasto e precioso conjunto de indicadores de desempenho; e, finalmente, à dedicação dos docentes e seus núcleos docentes estruturantes, que mantém atualizado o conteúdo de ensino”, diz.


”No apoio de todo esse avanço está o corpo técnico da UFS em suas várias áreas administrativas, que desempenha um papel essencial no funcionamento da instituição. Isto faz da UFS uma das melhores universidades do país”, avalia Kleber. (Foto:  Adilson Andrade/ AscomUFS))
”No apoio de todo esse avanço está o corpo técnico da UFS em suas várias áreas administrativas, que desempenha um papel essencial no funcionamento da instituição. Isto faz da UFS uma das melhores universidades do país”, avalia Kleber. (Foto: Adilson Andrade/ AscomUFS))

Uma infraestrutura ampla

O superintendente destacou que, para alcançar o excelente desempenho acadêmico, a UFS conta com diversas ações de assistência estudantil. “Vale ressaltar que para realizar o excelente desempenho acadêmico, a UFS conta com ações de assistência estudantil, através do Resun, apoio psicossocial, moradia, ações de extensão etc. Essas iniciativas, ao aproximarem a população do conhecimento científico e dos serviços, permitem que o aluno ponha em prática o que de melhor aprende na sala de aula”, enfatiza.

Ao todo, a Universidade Federal de Sergipe possui seis campi, os quais contam com uma infraestrutura ampla, distribuída em uma área de 5.149.353,67 m², com 268.383,68 m² de área construída. O campus de São Cristóvão se destaca como o maior, concentrando 276 prédios, 54 auditórios e o único Hospital Veterinário da instituição. A UFS também conta com dois hospitais universitários, localizados nos campi de Aracaju e Lagarto, que contribuem para a formação acadêmica e atendimento à comunidade.


Pensando em proporcionar um ambiente tranquilo, principalmente para alunos que não têm como estudar em casa, a UFS possui sete bibliotecas espalhadas pelo campi. (Foto: Janaína Cavalcante/ Ascom UFS).
Pensando em proporcionar um ambiente tranquilo, principalmente para alunos que não têm como estudar em casa, a UFS possui sete bibliotecas espalhadas pelo campi. (Foto: Janaína Cavalcante/ Ascom UFS).

Além disso, a instituição conta com laboratórios, bibliotecas e restaurantes universitários em todos os campi e auditórios que somam 64 unidades, distribuídos estrategicamente para atender às demandas da comunidade acadêmica. Essa infraestrutura ajuda na garantia de uma qualidade no ensino, na pesquisa e na extensão, que são fundamentais para a Universidade Federal de Sergipe.

A UFS se diferencia das outras instituições de ensino superior de Sergipe por fatores como restaurante universitário, corpo docente qualificado, apoio psicossocial e inclusão; extensão universitária como ponte para a sociedade e a oferta de programas voltados para a vivência acadêmica e a capacitação profissional, como monitoria, residência pedagógica e Mobilidade Acadêmica.


Os restaurantes universitários ajudam a garantir segurança alimentar para a comunidade acadêmica. (Foto: Janaína Cavalcante/ Ascom UFS).
Os restaurantes universitários ajudam a garantir segurança alimentar para a comunidade acadêmica. (Foto: Janaína Cavalcante/ Ascom UFS).

SISU 2025

Entre os dias 17 e 21 de janeiro, estarão abertas as inscrições para o SISU 2025, sistema que permite que estudantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) possam concorrer às vagas em universidades públicas como a UFS. A seleção do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) será realizada em fase única, exclusivamente com base nos resultados obtidos pelos candidatos no Enem de 2024.

Além de contribuir diretamente para o desenvolvimento de Sergipe e do Brasil, a UFS se destaca como um ambiente que valoriza a inovação, cultura e desporto, que são aliados do aprendizado. A universidade oferece condições propícias para o crescimento pessoal e profissional dos seus estudantes, promovendo uma formação que vai além da sala de aula. Projetos de extensão, pesquisa e ações externas como monitoria e residência reforçam o aprendizado, ao mesmo tempo em que promovem integração e transformação social.

Para o reitor da UFS, Valter Santana, optar pela UFS é escolher uma formação completa. “A UFS é uma universidade que alia excelência acadêmica com um compromisso permanente com a sociedade. Nosso conceito máximo no recredenciamento institucional e as altas avaliações nos cursos mostram que oferecemos qualidade, mas nosso diferencial vai além disso. Estamos profundamente conectados com o desenvolvimento da região, promovendo ações acadêmicas que impactam positivamente o meio em que estamos inseridos”, enfatiza o reitor.


A universidade também disponibiliza equipamentos disponíveis para estudo em várias partes da instituição. Além disso, alunos que não possuem acesso a equipamentos em casa podem concorrer a editais de aquisição. (Foto: Janaína Cavalcante / Ascom UFS)
A universidade também disponibiliza equipamentos disponíveis para estudo em várias partes da instituição. Além disso, alunos que não possuem acesso a equipamentos em casa podem concorrer a editais de aquisição. (Foto: Janaína Cavalcante / Ascom UFS)

CadÚnico

Candidato(a)s cotistas que se enquadrem nas opções a seguir devem apresentar, no ato da pré-matrícula institucional, o Formulário do Cadastro Único do Governo Federal.

LB_EP : Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).

LB_PPI : Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº12.711/2012).

LB_Q : Candidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).

LB_PCD : Candidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012)

Após a matrícula, os estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica devem aderir ao Cadastro Único do SIGAA, declarar vulnerabilidade e anexar a documentação exigida.

Dúvidas sobre como obter o Formulário do Cadastro Único da sua família?

Para conferir a lista completa do Índice Geral de Cursos clique aqui

Tatiane Macena - Ascom UFS


Atualizado em: Seg, 20 de janeiro de 2025, 09:57
Notícias UFS