Sex, 17 de janeiro de 2025, 17:59

Projeto da UFS busca melhorar turismo comunitário na Barra dos Coqueiros
Iniciativa entrega mais de 30 certificados para moradores da comunidade

O Projeto de Extensão “Arte e Turismo de base comunitária”, do Departamento de Artes Visuais e Design da Universidade Federal de Sergipe (DAVD/UFS), encerrou, na última semana, uma iniciativa que desenvolveu estratégias para melhorar a vida da comunidade que reside na Barra dos Coqueiros.

Coordenado pela professora Rosana Soares, o projeto visa solucionar os problemas econômicos enfrentados pela população que, apesar de viver numa região turística, não se utilizava desse recurso para melhorar a renda, permanecendo em situação de vulnerabilidade social.

A interdisciplinaridade do projeto contou com alunos dos cursos de Turismo e de Artes Visuais, além de professores com formação em Psicologia, Comunicação Visual, Artes Visuais e Educação Empreendedora. A comunidade abraçou a ideia e se envolveu ativamente no projeto, que foi dividido em 3 partes. A primeira, com apoio da prefeitura, desenvolveu estudos. Já a segunda, realizou curso para estudantes do ensino médio e a terceira, com alunos do ensino fundamental, fizeram pinturas e produtos culturais.


Entrega dos certificados aos artesãos. (Foto: Arquivo pessoal)
Entrega dos certificados aos artesãos. (Foto: Arquivo pessoal)

No total, 36 artesãos receberam certificado; 26 alunos do ensino médio frequentaram a oficina e 33 do ensino fundamental concluíram as atividades. O projeto durou, ao todo, 4 meses.

Para a professora Rosana Soares, a iniciativa foi essencial para proporcionar oportunidades para os barrenses.

“Com o apoio da Secretaria de Turismo de Barra dos Coqueiros, foram desenvolvidos estudos, oficinas, palestras e cursos, cujo objetivo foi agregar valor aos produtos artesanais e artísticos realizados pelos artesãos do município, com ênfase na identidade cultural, além do ensino de noções de gestão de grupo e de comercialização. As ações reuniram adultos e idosos, especialmente do gênero feminino. Além disso, para alunos do ensino médio, foram desenvolvidas oficinas que envolveram arte, profissões, identidade, sustentabilidade e turismo. Inclusive, houve um estímulo à reinauguração da Associação de Artesãos e os alunos do ensino fundamental executaram pinturas de produtos a partir de temas ligados ao patrimônio cultural da comunidade”, explicou a professora.


Rosane Soares é coordenadora do curso. (foto: Heitor Xavier/Prefeitura de São Cristóvão)
Rosane Soares é coordenadora do curso. (foto: Heitor Xavier/Prefeitura de São Cristóvão)

O aluno Lucas dos Santos, do curso de Artes Visuais, destacou o papel do projeto para fortalecer as tradições e identidade cultural.

“Trouxe melhorias significativas para a vida da comunidade local, promovendo não apenas o desenvolvimento econômico, mas também o fortalecimento da identidade cultural e o empoderamento social. A valorização das tradições culturais e a integração da comunidade nas atividades turísticas ajudaram a criar uma nova perspectiva sobre o próprio potencial local, incentivando o protagonismo dos moradores”, disse o aluno.

A moradora do município Marcleia França, empreendedora no ramo de moda, foi uma das alunas e relatou a transformação que ele fez na sua vida.

“O projeto foi muito importante, aprendi muito, e coloquei em prática tudo que aprendi. Me ajudou no meu segmento e até abri meu empreendimento com mais profissionalismo. Foi uma oportunidade para as pessoas descobrirem seu potencial, gerar empregos e criar mais oportunidades para empreender de forma correta. E com isso, ajudando na economia do município”, contou a empreendedora.

A iniciativa proporcionou a integração entre antigos e novos moradores da Barra dos Coqueiros, elevou a autoestima da comunidade e mudou a compreensão de valores, como a sustentabilidade.

Marcela Sousa (estagiária)
Jéssica Vieira - Ascom UFS


Atualizado em: Seg, 20 de janeiro de 2025, 13:49
Notícias UFS