A Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agitte), vinculada à Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Federal de Sergipe (Posgrap/UFS), promoveu no dia 13 de dezembro de 2024, no cine Alquimia, a 4° Edição da Vitrine das Startups da UFS, que faz parte Programa de Indução à Criação de Startups (PICS) com o apoio do Sebrae Sergipe, Tiradentes Inovation Center, SergipeTec, INPI Brasil, Edie Online, Inova.se, Fwk e Fapitec.
O objetivo do evento era reunir as cinco equipes finalistas para a exposição das suas soluções inovadoras nas áreas de saúde, engenharia e sustentabilidade, destacando pontos principais da origem do modelo de negócio, seus diferenciais, potencial de escalabilidade e impacto social.
As preparações das cinco equipes finalistas começaram meses atrás com professores que fazem mentoria de orientação e com as bolsas de apoio para os alunos de pós graduação, que concorreram na 4° Edição da Vitrine de Startups da UFS a prêmios R$ 1 mil a R$ 8 mil reais.
O reitor da UFS, Valter Santana, destacou a relevância de uma educação que projete o olhar para o futuro, impulsionando transformações sociais e econômicas voltadas à construção de uma sociedade justa e desenvolvida. Para o reitor, essa abordagem amplia a função da educação, moldando cidadãos capazes de assumir o protagonismo no desenvolvimento e na transformação do mundo com o empreendedorismo inovador.
O diretor da Agitte, Antônio Martins, explica a importância da criação e participação do PICS para a formação acadêmica dos alunos que se propõem a participar da competição que desenvolve habilidades como agilidade, criatividade e cooperação coletiva.
“O PICS oferece uma oportunidade para que os estudantes coloquem em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, desenvolvendo habilidades como gestão de projetos, trabalho em equipe, pensamento crítico e resolução de problemas. Além disso, o programa estimula a criatividade e a inovação, incentivando os alunos a desenvolverem soluções inovadoras para problemas reais, o que é cada vez mais valorizado no mercadode trabalho”, afirma o diretor.
O participante da equipe que conquistou o primeiro lugar, Dayvid Santana, estudante do curso de Ciência da Computação, ressalta a importância de participar da Vitrine de Startups para o crescimento profissional.
“Essa foi a minha primeira participação no PICS e na Vitrine, foi uma grande surpresa ficar em primeiro lugar e fez toda diferença. A vitória cooperou também para um senso de comunidade na equipe, agora trabalhamos com completa vontade e confiança, entendendo a importância de cada um na equipe. Estive na direção e na idealização do projeto, conversando com especialistas e traduzindo as informações entre as equipes. Procuramos entender como realmente o nosso produto ajudava os profissionais, buscamos feedbacks e assim fomos desenvolvendo nossos produtos”, afirma o estudante.
Ascom UFS