O Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), participa nesta terça-feira, 4, da campanha Vá de Lenço, promovida pela Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale). O Dia Mundial do Câncer, lembrado em 4 de fevereiro, foi escolhido como data para a ativação da campanha, que é realizada desde 2017 e consiste em homenagear os pacientes oncológicos em tratamento ou em remissão da doença.
Para a chefe da Unidade de Quimioterapia e Radioterapia (UQR) do HU-UFS, Neydiany Alves, a iniciativa é uma das formas de conscientizar a sociedade a respeito do tema, visto que o câncer é uma ameaça à saúde e pode ser controlado com atitudes de prevenção. “Sempre fazemos essa campanha de conscientização das pessoas, dos pacientes, para que tenham hábitos saudáveis, façam atividade física, tenham alimentação saudável, vacinação em dia, que previne doenças que têm ligação com o câncer, enfim, várias atitudes preventivas que fazem com que a gente evite o câncer. Esse dia é celebrado mundialmente e, aqui no Brasil, existe essa forte campanha em parceria com a Abrale, que em 2025 está junto também com o Movimento Todos Juntos contra o Câncer”, explica Neydiany.
Ela ressalta que a ideia central é chamar a atenção das pessoas. “Fazemos essa campanha aqui junto com outras instituições de apoio ao câncer do estado de Sergipe, que são instituições sem fins lucrativos, e voluntários, principalmente ex-pacientes. Hoje mesmo temos a presença de uma voluntária que vai ensinar formas diferente de amarração do lenço, acessório muito usado durante o tratamento e que passou a ser um símbolo do câncer”, complementa a chefe da UQR.
Na ação do HU-UFS foram envolvidas cerca de 20 pessoas, entre pacientes, voluntários e funcionários da instituição de saúde. Uma delas é a paciente Dilma Maria, que continua em tratamento em outro hospital, mas disponibilizou o seu tempo e conhecimento para ensinar as formas de amarração do lenço às pacientes do HU-UFS.
“Sou paciente oncológica há oito anos, continuo na quimioterapia, e convivo com um câncer de mama. Hoje, 4 de fevereiro, é o Dia Mundial de Combate ao Câncer, e o lenço é um símbolo muito importante, mostra um tratamento que muita gente acha doloroso. Algumas pessoas querem desistir, mas eu nunca desisti. E olha que quando eu descobri, não havia medicação para mim e eu tinha pouco tempo de vida. Eu não desisti e jamais desistirei, porque eu luto contra o câncer e luto para ter direito à minha medicação e de outras mulheres, fazendo um trabalho também de formiguinha. Tenho muitas amigas que fazem tratamento aqui no HU também. E hoje eu vim como voluntária, porque o câncer, não importa onde você faz seu tratamento, quem faz, porque nós estamos todas juntas nessa causa, nessa luta. Só quero dizer que não tenha medo, tenha fé, porque Deus é acima de tudo. Hoje eu estou careca e estou aqui de lenço, maravilhosamente bem, com Deus à frente de tudo”, declara a senhora Dilma.
A dedicação da voluntária atraiu pacientes interessadas em utilizar o lenço e, assim, fazer uma mudança colorida no visual. Uma delas foi a senhora Maria Silva. “Eu não sabia da campanha, não esperava encontrar essa aula aqui. Hoje ganhei um lenço colorido, aprendi a usar e vou usar”, diz a paciente.
Os lenços utilizados na campanha do HU-UFS foram doados pela própria Abrale e pelas instituições que apoiam a causa e atuam em Sergipe.
Sobre a Ebserh
O HU-UFS faz parte da Rede Ebserh desde outubro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Ascom HU-UFS