Os Observatórios Sociais da Universidade Federal de Sergipe (UFS) realizaram no dia 27 de janeiro uma reunião de balanço sobre as últimas atividades desempenhadas e perspectivas futuras. O encontro, que contou com a presença dos docentes responsáveis pelos seis Observatórios Sociais Temáticos (OST), aconteceu na Sala de Reuniões do Gabinete do Reitor.
Para o reitor da universidade, professor Valter Santana, a reunião foi um momento importante para compartilhar os avanços alcançados e traçar metas para que possamos superar os desafios e fazer as entregas que a comunidade universitária e a sociedade esperam. “O trabalho realizado por esses grupos fortalece o compromisso da UFS com a produção de conhecimento aplicado e com o impacto social, contribuindo para a formulação de políticas públicas, o desenvolvimento regional e a qualificação do debate sobre questões estratégicas”, afirmou o reitor.
A coordenadora dos Observatórios Sociais da UFS, professora Patrícia Rosalba, explicou que diversos aspectos dos últimos meses de atividades puderam ser discutidos. “Na ocasião, conversamos sobre as ações desenvolvidas, sobre a importância dos observatórios para o estado de Sergipe e as metodologias agregadas para os resultados esperados. Estamos muito contentes com a aprovação dos observatórios e com o compromisso estabelecido”, disse a coordenadora.
Um dos OST, de Águas e Meio Ambiente, coordenado pelo professor do Departamento de Química (DQI/UFS) Carlos Garcia, apresentou a coleta inicial de dados secundários sobre o abastecimento de água e a coleta de resíduos líquidos em 15 municípios do semiárido sergipano. Para ele, é preocupante que “em pleno século XXI, a maior parte das cidades pesquisadas simplesmente não tenha dados sobre a coleta e o tratamento de esgotos residenciais. Nos próximos meses vamos aprofundar nas estatísticas sobre saneamento ambiental no semiárido sergipano e pretendemos visitar todos os municípios em foco neste trabalho”.
Para conhecer mais sobre cada um dos seis Observatórios Sociais Temáticos da UFS, clique aqui.
Ascom UFS