![UFS lança campanha para fortalecer ações de sustentabilidade em seus campi](/uploads/body_image/gist/152047/UFS_Sustent_vel.png)
Como parte de sua política de sustentabilidade, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) lança, em fevereiro, a campanha UFS Sustentável. A iniciativa busca colocar em prática as ações previstas no Plano de Logística Sustentável (PLS), aprovado pela universidade em 2024 e com validade até 2028. As medidas acontecem nos seis campi da instituição.
A campanha prevê a implantação de uma série de ações de sustentabilidade. Entre as iniciativas, há a previsão de medidas ligadas à coleta seletiva e gestão de resíduos nos campi, à redução de consumo de material de expediente, à eficiência energética, ao uso racional de água e a critérios sustentáveis de compras e licitações da universidade.
“Uma das nossas ações será a reimplementação e o fortalecimento da separação correta dos resíduos sólidos no campus São Cristóvão, incluindo a Central de Valorização de Resíduos, que está em fase final de reforma do local. Após esta etapa, as ações serão expandidas para os demais campi”, explica Janaína Peres, chefe da Divisão de Gerenciamento Ambiental (DIGEA) da UFS.
Conforme a gestora, estão previstas ainda medidas para minimizar o uso de papel, de copos descartáveis e de materiais administrativos. Essas iniciativas estarão alinhadas com uma política que incentiva a aquisição de produtos e serviços com menor impacto ambiental. Há ainda a previsão de uma Certificação Interna de Sustentabilidade.
Outra linha de atuação da campanha estará relacionada à eficiência energética e ao uso racional de água. “A proposta da UFS é implementar medidas para redução do consumo de energia elétrica, como modernização da iluminação para LED e conscientização sobre boas práticas de uso, e de monitoramento do consumo de água, campanhas de conscientização e instalação de dispositivos para reduzir desperdícios”, complementa Janaína Peres.
![Genésio Ribeiro destaca avanços no desenvolvimento de iniciativas sustentáveis](/uploads/body_image/gist/152049/Gen_sio_Ribeiro.jpg)
UFS acumula avanços
Genésio Ribeiro, responsável pela Coordenação de Gestão Ambiental e Segurança do Trabalho (Coaset) da UFS, afirma que a universidade tem avançado significativamente no desenvolvimento de iniciativas sustentáveis ao longo dos últimos anos. “São inúmeros os programas, geridos por diferentes órgãos e setores da universidade, que promovem a sustentabilidade econômica, social e ambiental na instituição”, ressalta.
De acordo com Ribeiro, somente na Coaset, por exemplo, são desenvolvidos programas como Gestão de Flora e Fauna, Gestão de Licenciamento Ambiental, Gestão de Resíduos e Gestão de Indicadores de Sustentabilidade. “Geralmente essas ações envolvem diversos setores e culminam em campanhas educativas, que visam a redução ou mesmo a eliminação do consumo, a reutilização, a reciclagem e o reuso”, expõe.
O responsável pela Coaset afirma ainda que o ano de 2025 deverá ser marcado pelo avanço de iniciativas previstas no Plano de Logística Sustentável da UFS. Uma dessas ações será a redução de materiais de consumo descartáveis, como copos plásticos, por exemplo. A medida já teve início, mas deverá ser ampliada para outros públicos.
“Recentemente, estamos envolvidos com um programa interno de redução do uso e consumo de copos descartáveis. No Restaurante Universitário, o consumo é zero. Essas ações, somadas a outras não mencionadas, contribuem para a sustentabilidade ambiental nos campi da UFS, ajudando na formação de estudantes e demais membros da comunidade acadêmica ambientalmente conscientes”, conclui.
![Estelamaris Pina afirma que o PSL é um importante instrumento que a universidade dispõe para nortear as suas ações](/uploads/body_image/gist/152051/Estalamaris_Pina.jpg)
Plano de Logística Sustentável
A Universidade Federal de Sergipe (UFS) conta, desde o ano de 2024, com um Plano de Logística Sustentável (PLS), que elenca planos de ações e metas distribuídos em seis eixos temáticos, com validade até o ano de 2028. O PLS segue normativa estabelecida pela Portaria SEGES/MGI nº 5.376, de 14 de Setembro de 2023.
Conforme Estelamaris Pina, responsável pela Coordenação de Planejamentos e Riscos (Coplan/Proplan/UFS) e do Grupo de Trabalho constituído para a construção do PLS, o documento é um importante instrumento que a universidade dispõe para nortear as suas ações de sustentabilidade. Ela lembra que o PLS foi construído de forma participativa e que contou com a colaboração de integrantes de diversos setores da UFS.
“É importante perceber que o PLS foi construído seguindo um processo metodológico, o que inclui a definição de objetivos, indicadores e metas, mas a partir da visão de quem é especialista no assunto sustentabilidade. A proposta é ter um documento de referência, que possa ser aplicado no dia a dia da instituição e que estabeleça objetivos mensuráveis”, finaliza Estelamaris Pina.
Eduardo Almeida - ASCOM UFS