A Universidade Federal de Sergipe (UFS) aprovou mais uma proposta pelo Programa de Mestrado e Doutorado para Inovação (MAI/DAI) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Com isso, será possível investir aproximadamente R$ 700 mil para fortalecer a pesquisa e inovação.
A proposta aprovada na 2ª rodada da Chamada Pública 009/2024 é uma iniciativa da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agitte.se) e da Coordenação de Pós-graduação (COPGD). Serão custeadas bolsas de mestrado, doutorado, pós-doutorado e iniciação tecnológica para apoiar projetos nos programas de pós-graduação em Física (PPGFI) e Engenharia de Materiais (P2CEM).
+Clique aqui para acessar o resultado da chamada pública
Em parceria com a UFS, duas empresas privadas (Tanoshii Empreendimentos Ltda/SE e Instituto de Física Médica LTDA/AL) contribuirão com aproximadamente R$ 150 mil em contrapartida para os discentes e projetos de pesquisa.
Segundo o diretor da Agitte, Antonio Martins, o programa MAI/DAI impulsiona a inovação ao conceder bolsas em diversas modalidades e conecta talento acadêmico da pós-graduação ao setor produtivo.
“Para as empresas, é uma oportunidade de contar com mestres e doutores em seus projetos, potencializando a inovação e a competitividade. A parceria UFS-empresas fortalece a inovação, a pesquisa aplicada e a transformação tecnológica, envolvendo estudantes de graduação e pós-graduação em projetos estratégicos para a indústria. Com isso, a UFS amplia o impacto no desenvolvimento de soluções que impulsionam a competitividade no ecossistema local de inovação”, afirma Martins.
O coordenador executivo do Programa MAI/DAI na UFS, Danilo Santos, ressalta que essa é a 3ª aprovação consecutiva da instituição.
“A UFS conquista sua 3ª aprovação consecutiva nos últimos cinco anos nesse programa junto ao CNPq, consolidando-se como referência em inovação e pesquisa aplicada. Ao longo das edições, os projetos aprovados envolveram cinco programas de pós-graduação: Física, Ciência e Engenharia de Materiais, Ciência da Propriedade Intelectual, Agricultura e Biodiversidade e Engenharia Química; e seis empresas parceiras, tanto de Sergipe quanto de outros estados. Essa trajetória reafirma o compromisso da gestão da universidade com o desenvolvimento tecnológico e a integração entre academia e setor produtivo”, explica Danilo.
Programa MAI/DAI
O Programa MAI/DAI, iniciativa do CNPq, tem como objetivo fortalecer a pesquisa e inovação nas universidades por meio do envolvimento de alunos de graduação, mestrado e doutorado em projetos de cooperação com o setor empresarial. O programa possibilita ao aluno desenvolver projetos de pesquisa mais voltados à necessidade da indústria e permite experimentar os benefícios e o potencial de ter mestres e doutores envolvidos em seus projetos.
Para outras informações sobre o Programa MAI/DAI na UFS, clique aqui.
Letícia Nery - Ascom UFS
Com informações da Agitte/UFS