Ter, 18 de fevereiro de 2025, 11:16

UFS e IFAL dão início a parceria interinstitucional que vai capacitar servidores técnicos
Mestrado em Administração vai beneficiar 20 profissionais de diversas áreas da instituição alagoana
Aula inaugural do Mestrado Interinstitucional em Administração reúne técnicos do IFAL (Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)
Aula inaugural do Mestrado Interinstitucional em Administração reúne técnicos do IFAL (Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) e o Instituto Federal de Alagoas (IFAL) deram início, nesta terça-feira, 18, a uma parceria que vai beneficiar 20 servidores técnicos de diversas áreas da instituição alagoana. Os profissionais passaram a integrar, oficialmente, o Mestrado Interinstitucional (Minter) em Administração, que teve sua aula inaugural nesta manhã, no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), no Campus de São Cristóvão.

Na oportunidade, o vice-reitor da UFS, Rosalvo Ferreira, destacou que a parceria entre a universidade e o IFAL demonstra a capacidade de instituições públicas federais de ensino de estabelecerem conexões em benefício da sociedade. “Essa é a confirmação de como a integração, a solidariedade e a troca de informações criam possibilidades para o Nordeste, como território ainda carente de transformações reais”, observou o vice-reitor.

O reitor do IFAL, Carlos Guedes de Lacerda, lembrou que tanto o instituto quanto a universidade têm a missão de promover uma educação de qualidade, pública e gratuita, e que o Mestrado Interinstitucional em Administração é uma oportunidade para que o IFAL alcance um dos seus objetivos estratégicos. “As duas instituições têm o mesmo propósito: ajudar a transformar a vida das pessoas que mais precisam. Então, esse convênio vai propiciar que a gente possa alcançar um dos objetivos presentes no nosso PDI [Plano de Desenvolvimento Interinstitucional], que é a formação dos nossos servidores”, ressaltou.


Gladston Rafael de Arruda Santos destaca a importância da parceria entre UFS e IFAL (Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)
Gladston Rafael de Arruda Santos destaca a importância da parceria entre UFS e IFAL (Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)

De acordo com o professor Gladston Rafael de Arruda Santos, coordenador de Pós-Graduação (COPGD/UFS), a parceria firmada entre a universidade e o IFAL surgiu a partir de uma demanda gerada pelo instituto federal. “Logo após a apresentação da demanda, a gente fez a intermediação entre o programa de Pós-Graduação em Administração e o IFAL para firmarmos esse convênio. O que nós estamos acompanhando hoje é a aula inaugural com a presença dos alunos e com a presença de toda a equipe da gestão do instituto federal”, pontuou o coordenador.

Santos acrescentou que a parceria interinstitucional vai promover um intercâmbio de conhecimento. “Com o mestrado, a gente tem a formação do corpo técnico do IFAL e todo o trabalho entre docentes e corpo técnico da UFS. As aulas vão ser desenvolvidas também lá no IFAL, com os projetos de pesquisa desenvolvidos nos dois estados. Então, a gente vai ter um intercâmbio, com ganho entre instituições”, completou o professor.

Conforme Eunice Palmeira, pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFAL, o instituto federal conta, atualmente, com cerca de dois mil servidores - entre professores e técnicos administrativos. O Mestrado Interinstitucional em Administração vai contemplar 20 profissionais, apenas entre os técnicos administrativos, presentes em oito campi. Os profissionais foram selecionados mediante edital.

“Há muito tempo a gente vem buscando uma instituição, especialmente pública e do Nordeste. Essa turma é formada apenas por técnicos administrativos, que estavam fora da sala de aula há algum tempo. Então, retornar para a sala de aula para fazer um mestrado é também uma garantia da melhoria da qualidade do serviço que a gente oferta para a comunidade, para a sociedade como um todo, além do desenvolvimento pessoal e profissional para cada uma dessas pessoas”, explicou Eunice Palmeira.


Sâmia Cardeal espera aplicar estratégias para melhorar o serviço da gestão de comunicação (Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)
Sâmia Cardeal espera aplicar estratégias para melhorar o serviço da gestão de comunicação (Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)

A jornalista Sâmia Cardeal é uma das pós-graduandas do Mestrado Interinstitucional em Administração. Para ela, o programa é uma oportunidade de agregar conhecimento às suas funções na Assessoria de Comunicação do IFAL. “As aulas, a pesquisa e os conhecimentos dos docentes vão me ajudar na minha vida profissional, porque vou poder aplicar as estratégias de marketing da administração para melhorar o serviço da gestão de comunicação”, concluiu.

A programação da aula inaugural incluiu a apresentação dos discentes e dos docentes a apresentação do mestrado, com suas linhas e grupos de pesquisas, componentes curriculares, experiências e vivências, desenvolvimento de carreira; e um bate-papo com a coordenação do mestrado.

Eduardo Almeida - Ascom UFS


Atualizado em: Ter, 18 de fevereiro de 2025, 13:33
Notícias UFS