Foi lançado, no início de 2025, o livro Vozes da formação: os relatos de experiência do PIBID-UFS 2022/2024, com cerca de 40 textos que abordam as vivências no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Federal de Sergipe (Pibid/UFS), ciclo 2022/2024.
Sob a organização do atual coordenador institucional do Pibid, André Luís André, do pró-reitor de Graduação (Prograd), Dilton Maynard, e da diretora do Departamento de Licenciaturas e Bacharelados (Delib), Fernanda Correia, os relatos buscam refletir sobre o compromisso com uma educação emancipadora, entrelaçando a política educacional nacional com a prática docente no “chão” da escola.
O professor Dilton Maynard explica que a obra foi uma iniciativa da coordenação institucional do Pibid e da direção do Delib, uma dupla muito atuante e comprometida com o Programa. “O livro reúne diversas contribuições nascidas dos trabalhos dos núcleos do Pibid da UFS. Ele registra experiências de docentes e discentes das nossas licenciaturas e a observância de riqueza dos seus relatos revela um programa de formação inicial docente já consolidado em nossa instituição, maduro em suas reflexões e merecedor de todo o reconhecimento”, afirma o pró-reitor.
Estruturada em seis partes, a obra oferece uma visão plural e enraizada na realidade escolar, a partir de conteúdos que ultrapassam os muros institucionais. Para o professor André Luís, participar da organização deste livro foi uma oportunidade única de aprendizado.
“Ao promover um diálogo entre a educação superior e a educação básica, o livro contribui para reduzir as distâncias históricas dentro do sistema educacional brasileiro. Cada texto, reflexão e depoimento convergem para um objetivo comum: fortalecer a qualidade do ensino público em Sergipe por meio de práticas inovadoras e colaborativas. A universidade, ao se articular com os saberes construídos no cotidiano escolar, assume um papel ativo na transformação da educação, valorizando tanto a expertise acadêmica quanto as experiências vivenciadas nas salas de aula”, explica o coordenador.
Para a diretora do Delib, Fernanda Correia, foi gratificante participar do processo de organização da obra. “Esse programa, tão relevante por seu alcance e também por seu número destacado de núcleos nesses mais de 15 anos na UFS, proporciona um modo de inserção sui generis desses licenciandos nas escolas. O Delib, em parceria com a coordenação institucional do Pibid, sempre atua na organização dos e-books para que os registros e divulgação dos feitos e atuações dos atores do Pibid/UFS tenham cada vez mais abrangência”.
É possível ter acesso gratuito ao e-book Vozes da formação: os relatos de experiência do PIBID-UFS 2022/2024 através do Repositório Institucional da UFS. Para isso, clique aqui.
Ascom UFS