
Com a proposta de promover um ambiente digital mais seguro, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) lança a campanha Segurança no Elemento Humano. A iniciativa é uma idealização do Colégio de Gestores de TI e Comunicação (CGTIC) das instituições federais de ensino superior da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES).
Na UFS, a campanha será conduzida em parceria pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) e pela Superintendência de Comunicação (Secom). Uma série de materiais educativos deverá ser utilizada para informar a comunidade acadêmica sobre os perigos no universo digital e sobre o papel do ser humano na garantia de um ambiente online mais seguro.
Ao longo deste ano, deverão ser abordados assuntos como autenticação, segurança aplicada às redes sociais, segurança em redes, phishing e outros golpes, vazamento de dados e códigos maliciosos.
De acordo com o Plano de Conscientização em Segurança da Informação elaborado pela ANDIFES, os conteúdos e atividades serão produzidos por temática com a proposta de orientar a sua aplicação à comunidade institucional. Há ainda a previsão de abordagem de temas adicionais e sazonais considerando datas festivas ou de grande possibilidade de ataques cibernéticos.
A analista de Tecnologia da Informação da UFS Ana Karina Rocha explica que, ao longo da campanha, os conteúdos serão apresentados por meio de diversas formas, como portal institucional, e-mail e redes sociais. Há ainda a previsão de divulgação ade divulgação por meio de rádio e TV.
“Essa campanha visa promover na UFS um ambiente digital mais seguro com a apresentação de conteúdos relacionados à segurança da informação digital que tem o objetivo de conscientizar a comunidade acadêmica sobre como se proteger de possíveis ataques cibernéticos”, destaca a analista de Tecnologia da Informação da UFS Ana Karina Rocha.
Eduardo Almeida - ASCOM UFS