
A Universidade Federal de Sergipe (UFS) alcançou um novo patamar no índice iGOVSISP, indicador que avalia a governança de Tecnologia da Informação (TI) nas instituições participantes do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP). Com a nova avaliação, a UFS consolida-se na faixa aprimorada e deve figurar entre as 10% melhores instituições do SISP nesse quesito.
O índice é um autodiagnóstico promovido anualmente pela Secretaria de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (SGD/MGI) e tem como objetivo avaliar e orientar as políticas públicas de TI. A metodologia de avaliação inclui seis áreas:
Gestão e Planejamento de Tecnologia da Informação;
Sistemas e Serviços Públicos Digitais;
Dados e Informações;
Privacidade e Segurança da Informação;
Contratações de Tecnologia da Informação;
Infraestrutura e Plataformas Digitais.
O avanço é significativo, já que em 2016, a universidade obteve uma pontuação de 0,31 e ocupava a posição 308 entre 368 instituições avaliadas. Com uma série de ações implementadas pela Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC), houve avanço progressivo ao longo dos anos. Em 2023, a UFS alcançou a faixa aprimorada com a pontuação de 0,5405. Em 2024, após melhorias específicas na área de Privacidade e Segurança da Informação, a pontuação subiu para 0,6588, consolidando a universidade entre as instituições de excelência na governança de TI.
O reitor da UFS, Valter Santana, destacou o impacto do trabalho coletivo e da estratégia institucional para o avanço alcançado. “A evolução da UFS no índice iGOVSISP é mais um exemplo de como o trabalho coletivo, o planejamento estratégico e o compromisso institucional fazem a diferença. Saímos de uma posição muito distante em 2016 para, hoje, nos consolidarmos entre as melhores instituições do país em Governança de TI. Esse avanço não aconteceu por acaso: foi fruto da dedicação da nossa equipe da STIC, que mesmo com desafios como restrição de recursos e equipe reduzida, conseguiu implementar ações estruturadas para aprimorar processos, fortalecer a segurança da informação e modernizar nossos serviços digitais”.
O superintendente da STIC, Alberto Costa, também ressaltou a importância do trabalho realizado e os desafios enfrentados para elevar a governança de TI da instituição. “Muitas destas melhorias não são percebidas pela comunidade acadêmica, já que em grande parte ajudam a prevenir situações como propagação de vírus, vazamento de dados e indisponibilidade de sistemas. Isto só pode ocorrer com o apoio da gestão, já que muitas das soluções exigem aquisição de equipamentos e/ou software, treinamentos, aprovação de planos e políticas, além de contratação de mão de obra especializada ou serviços. Com esse avanço, a UFS reforça seu compromisso com a modernização e a segurança digital”.
Para conferir os gráficos do resultado da UFS no iGOVSISP 2024, acesse abaixo.
Ascom UFS