
A comunidade acadêmica do Campus de São Cristóvão ganhou uma moderna ferramenta de comunicação Wi-Fi. A nova rede vai proporcionar mais conectividade e eficiência, facilitando o acesso à informação para quem frequenta a Universidade Federal de Sergipe (UFS).
O acesso à rede Wi-Fi é feito de forma simples e prática, com mecanismos de segurança da informação. Está disponível para professores, técnicos-administrativos e estudantes que possuam credenciais válidas para autenticação no Active Directory (AD).
De acordo com Eric Barros, coordenador de redes da Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFS, para acessar a rede, o usuário deve se conectar à rede Wi-Fi aberta (sem senha WPA2). Ao tentar acessar um site, ele é redirecionado para a página de login do Captive Portal.
“O usuário deve inserir as credenciais do Active Directory para fazer sua autenticação. Depois da autenticação bem-sucedida, o usuário recebe acesso à internet e pode navegar normalmente.O principal diferencial do novo Wi-Fi é que ele não exige a instalação de um certificado digital para autenticação, tornando o processo de login mais simples e acessível”, explica Eric Barros.
No sistema anterior, a autenticação à rede exigia um certificado específico para a validação da identidade do servidor, o que poderia dificultar a configuração inicial em alguns dispositivos. Já no novo Wi-Fi, a autenticação ocorre diretamente pelo Captive Portal, sem a necessidade de configurações adicionais.
Eric Barros ressalta, no entanto, que o novo modelo Wi-Fi está em funcionamento apenas dentro do Campus de São Cristóvão. A Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFS estuda expandir a iniciativa para outros campi após a consolidação do novo sistema.
“A rede UFS é isolada das demais redes do campus, além disso, exige autenticação e possui certificado digital válido, utilizado para a criptografia da comunicação. Vale ressaltar que também segue os mesmos padrões de segurança e bloqueios de sites maliciosos utilizados no sistema anterior”, conclui o coordenador Eric Barros.
Eduardo Almeida - Ascom UFS