Sex, 21 de março de 2025, 08:35

Equipe do Campus Lagarto participa de evento em Natal
Partiu IF contou com presença do ministro da Educação
Evento foi realizado no Centro de Convenções de Natal. Foto: Eduardo Fernandes/Ascom IFRN
Evento foi realizado no Centro de Convenções de Natal. Foto: Eduardo Fernandes/Ascom IFRN

O campus Lagarto esteve presente no evento Partiu IF, realizado no Centro de Convenções de Natal, no dia 10 de março. O encontro, que contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, reuniu estudantes e professores da rede federal de ensino. A equipe de 40 alunos de todos os cursos do Campus Lagarto foi coordenada pela professora Rita Barcellos, do Departamento de Terapia Ocupacional.

Do campus, participaram a Liga Acadêmica de Saúde Mental, Inclusão e Cidadania da População Quilombola e outras Comunidades Tradicionais (Lasmic), o cursinho popular MedEnsina, o PET-Saúde Equidade, o Observatório de Ações Afirmativas de Inclusão e Saúde Mental da População Quilombola e Outras Comunidades Tradicionais (OBAISM CT) e o Ateliê Niseriano de Construção do Pensamento Estético Poético.

Rita Barcellos pontuou a importância da participação de estudantes da graduação em encontros como esse. “Foi muito importante estar presente no evento, pois podemos ver os horizontes que teremos nas políticas públicas. Nossa Liga foi citada pelo ministro da Educação, o que nos deixa muito felizes. E acho muito interessante que estudantes de graduação participem de momentos como esse”, observou.


Ministro Camilo Santana citou projetos do campus. Foto: Eduardo Fernandes/Ascom IFRN
Ministro Camilo Santana citou projetos do campus. Foto: Eduardo Fernandes/Ascom IFRN

Membro da Lasmic, Tiago Costa é aluno de Terapia Ocupacional e integrante da Comunidade Quilombola Sítio Alto, com 300 famílias, localizada em Simão Dias. “É muito importante ser um quilombola nestes espaços acadêmicos. Isso porque, a partir da educação, é possível formar cidadãos críticos. E, quando me formar e for já um terapeuta ocupacional, vou ter a oportunidade de proporcionar qualidade de vida para as pessoas, sempre olhando para as populações vulneráveis”, explicou.

Facilitadores na inclusão de estudantes de escola pública, o cursinho MedEnsina também esteve presente. O vice-presidente, Weverton Azevedo, destacou a confluência de estratégias adotadas em todo o Brasil. “Confesso que o evento foi até um pouco surpreendente, foi bem além das minhas expectativas. Foi muito bom ter a oportunidade de ver outras experiências de cursinhos populares e perceber que o que eles estão fazendo em vários lugares do Brasil é coerente com o que estamos realizando no nosso campus”, analisou.

Ana Laura Farias

Campus Lagarto


Atualizado em: Sex, 21 de março de 2025, 11:22
Notícias UFS