A 11ª edição do Café com Case, evento organizado por estudantes do quarto período do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal de Sergipe (UFS), acontece até esta sexta-feira, 4. A abertura, que ocorreu na Didática 7 e contou com as apresentações musicais de Vanzella e Evan Holfe, aconteceu na tarde da última quarta, 2, e foi seguida de roda de conversa intitulada “Cérebro Artificial, Comunicação Real: A Dualidade da IA”, com convidados de instituições públicas e privadas.
+Clique aqui e confira a programação completa no Instagram do Café com Case
O professor Leonardo Roeder (DCOS/UFS) é o coordenador responsável pelo evento. Para ele, este é o momento em que os alunos têm maior contato com o mercado da produção de eventos. “Todos os anos, o tema do Café com Case é discutido entre professores e chegamos a um consenso sobre a Inteligência Artificial e a forma como ela tem impactado não só a Comunicação, mas a sociedade como um todo”.
“A palestra inicial trouxe representantes da TV Sergipe, Secretaria de Estado da Comunicação Social e Prefeitura de Estância para discutir o uso da Inteligência Artificial na comunicação, além do produtor cultural Júlio Marcolino, que aborda a relação entre IA e arte”, explicou o professor.
A discente Maria Vitória Melo, coordenadora do Café com Case, destaca que a organização do evento representa um grande desafio para os alunos de Publicidade. Segundo ela, o crescimento contínuo da iniciativa exige cada vez mais esforços na captação de apoiadores, contato com profissionais e estruturação das atividades. Apesar das dificuldades, “Mavi” — como é conhecida pelos bastidores do evento — enfatiza que a experiência é enriquecedora e contribui significativamente para sua formação acadêmica e profissional.
"Desde que assumi a coordenação, há cerca de quatro meses, evoluí muito como estudante e futura publicitária. Enfrentamos desafios constantes, desde a busca por patrocinadores até a organização da estrutura física do evento, mas o aprendizado e o networking adquiridos serão valiosos para toda a vida", afirmou.
Uma das convidadas da primeira roda de conversa, a diretora de Marketing da Secretaria de Estado da Comunicação Social (Secom/SE), Laisa Sobral, ressaltou os impactos da Inteligência Artificial na comunicação pública, destacando tanto benefícios quanto desafios. Segundo ela, um dos principais riscos é o uso irresponsável de imagens para criar narrativas falsas, o que exige o trabalho de equipes especializadas na checagem e combate à desinformação.
“Por outro lado, a IA tem sido uma aliada no monitoramento de dados e redes sociais, auxiliando no entendimento do público e no aprimoramento da comunicação institucional. Na publicidade, embora já tenha sido utilizada em campanhas, é fundamental manter o foco em pessoas reais, garantindo que as narrativas representem de fato os beneficiários dos programas sociais, por exemplo”, pontuou.
Ouvinte das palestras do Café com Case, Alane Maia é estudante do primeiro período do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Tiradentes (Unit) e destacou sua empolgação com as atividades do evento. Natural do interior, ela vê no encontro uma oportunidade única para se aprofundar na área e ter contato com profissionais renomados.
“Eu ouvi falar do Café com Case pela primeira vez quando as organizadoras foram até a UNIT falar sobre o projeto, e eu fiquei super interessada. Eu não sou daqui, então não é muito comum ver coisas focadas na área de Publicidade. Estou super animada! Fico de olho na programação e espero aprender muito com as oficinas e palestrantes”.
Ascom UFS