
A Universidade Federal de Sergipe (UFS) deu um passo importante, nesta quinta-feira, 3, para aproximar a comunidade acadêmica da gestão da instituição. O Campus de Laranjeiras recebeu o projeto Reitoria Itinerante, uma iniciativa que se propõe a favorecer o diálogo entre gestores, professores, técnicos e estudantes. A ação deve se repetir em todos os campi da UFS.
Na oportunidade, o reitor André Maurício Conceição de Souza e uma equipe de pró-reitores e superintendentes foram recebidos no auditório do Campus para um bate-papo sobre a realidade atual da universidade e sobre os desafios que deverão ser enfrentados ao longo dos próximos anos, como as restrições orçamentárias e os processos de melhoria que serão implementados.
O prefeito da cidade de Laranjeiras, José de Araújo Leite Neto, mais conhecido como Juca de Bala, e representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) também se fizeram presentes no Campus para discutir parcerias que possam beneficiar a população do município e favorecer o desenvolvimento da educação superior no estado de Sergipe.

André Maurício destacou a importância do momento e enfatizou a necessidade de trabalho em conjunto. De acordo com ele, a presença de lideranças como o prefeito de Laranjeiras na UFS durante o projeto Reitoria Itinerante indica que o poder público pode unir forças para fortalecer a educação superior e beneficiar diretamente a comunidade local sergipana.
“A presença do prefeito de Laranjeiras hoje na UFS é demonstração de compromisso com a universidade, para que a gente possa gerar benefícios para os nossos estudantes, professores e técnicos, além de beneficiar a comunidade local, já que a região começa a ficar mais movimentada e a receber mais recursos desse público”, expôs André Maurício.

O prefeito Juca de Bala também ressaltou a importância da articulação entre as diversas instâncias do poder público e disse esperar que dessa parceria com a UFS e com órgãos como o Iphan surjam projetos que promovam a ocupação do Centro Histórico de Laranjeiras e a integração da população local, especialmente das pessoas que vivem em áreas consideradas periféricas.
“Tenho plena convicção que Laranjeiras, que é uma cidade que tem um dos maiores potenciais culturais e turísticos do estado de Sergipe, vai avançar, e avançar muito, em políticas públicas. Espero um centro histórico todo revitalizado, transformado, a periferia conectada com o centro da cidade, com mobilidade urbana e diversos projetos”, ponderou o prefeito Juca de Bala.

Diálogo é fundamental para o fortalecimento do campus, afirma diretor
Para o professor César Henriques, diretor do Campus de Laranjeiras, o diálogo entre a gestão da universidade e a comunidade acadêmica é fundamental para que a instituição consiga avançar. A medida, segundo ele, beneficia não somente a comunidade acadêmica, mas toda a região na qual a unidade está inserida.
“Essa aproximação é fundamental para que a gente possa dialogar para o fortalecimento e para a expansão do Campus de Laranjeiras, que está inserida em uma cidade histórica. O campus da UFS faz parte da dinâmica dessa cidade e é um vetor de crescimento para a região”, explicou César Henriques.

Atualmente, as principais demandas do Campus de Laranjeiras estão relacionadas a questões estruturais. No entanto, pontos como melhoria da qualidade da moradia e da infraestrutura que a cidade oferece para estudantes, professores e técnicos, também foram lembrados pelo gestor do espaço.
“A gente tem algumas questões importantes para tratar, como o espaço físico e a infraestrutura do campus, porque há problemas de infraestrutura que precisam ser sanados. A ampliação do espaço físico, por exemplo, pode possibilitar que a gente receba mais alunos e mais cursos. Temos também questões relacionadas com a cidade, como melhoria da moradia e da infraestrutura”, concluiu César Henriques.
Além do reitor da UFS, participaram do encontro os pró-reitores de Graduação, Marta Élid Amorim Mateus; de Administração, Erickson Santos de Alcântara; e de Assuntos Estudantis, Charles dos Santos Estevam. Também estiveram presentes a superintendente de Comunicação da UFS, Maíra Bittencourt, e a diretora do Centro de Educação Superior a Distância (Cesad), Ana Figueiredo Maia.
Eduardo Almeida - Ascom UFS