Seg, 07 de abril de 2025, 17:31

UFS recebe autoridades para apresentação de estudos sobre o campus de Estância
André Maurício explicou que a universidade realiza estudos técnicos com base nas potencialidades da região
Reitor André Maurício Conceição de Souza recebe o deputado federal João Daniel e o prefeito André Graça (Foto: Elisa Lemos/Ascom UFS)
Reitor André Maurício Conceição de Souza recebe o deputado federal João Daniel e o prefeito André Graça (Foto: Elisa Lemos/Ascom UFS)

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) recebeu, nesta segunda-feira, 7, autoridades públicas do estado para apresentação de estudos sobre o futuro campus de Estância. O reitor André Maurício Conceição de Souza recepcionou o deputado federal João Daniel, o prefeito André Graça e o vereador Arthur Oliveira para discussão sobre parcerias que beneficiem a população do município localizado no Litoral Sul sergipano.

Durante a reunião, o reitor André Maurício explicou que a universidade realiza estudos técnicos com base nas potencialidades da região para, em seguida, apresentar propostas de cursos ao Conselho do Ensino, da Pesquisa e da Extensão da UFS, a quem compete a aprovação dos cursos de graduação. A expectativa da gestão da universidade é iniciar as atividades no campus no início de 2026, de forma integrada aos demais campi.

“Nossa equipe de pró-reitores está dedicada a compreender as necessidades da região para que possamos disponibilizar à população cursos que atendam às expectativas e às necessidades daquela área. Vamos trabalhar com planejamento e com celeridade para que, no primeiro semestre do próximo ano, possamos dar início às atividades, junto com o semestre letivo dos demais campi”, destacou o reitor André Maurício.


Autoridades públicas conhecem estudos sobre o futuro campus de Estância (Foto: Elisa Lemos/Ascom UFS)
Autoridades públicas conhecem estudos sobre o futuro campus de Estância (Foto: Elisa Lemos/Ascom UFS)

Na oportunidade, a vice-reitora da UFS, Silvana Bretas, ressaltou a importância da universidade para Sergipe. De acordo com ela, apesar do expressivo número de estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no estado, a UFS conta, atualmente, com a oferta de cerca de cinco mil novas matrículas a cada ano.

“Essa demanda mostra a importância da Universidade Federal de Sergipe para o estado. Um novo campus vai ajudar a absorver parte desses jovens que acabam procurando outras instituições de ensino superior. Somos a única universidade pública do estado e temos um papel importante na formação dos nossos jovens. Esse campus vem para somar forças”, complementou a vice-reitora da universidade, Silvana Bretas.


Silvana Bretas destaca a importância da UFS para o estado de Sergipe (Foto: Elisa Lemos/Ascom UFS)
Silvana Bretas destaca a importância da UFS para o estado de Sergipe (Foto: Elisa Lemos/Ascom UFS)

Após a apresentação dos estudos, o deputado federal João Daniel se colocou à disposição da gestão da universidade para contribuir com a implementação do campus. O parlamentar afirmou que mantém parceria institucional com UFS, alocando recursos para melhorias nos campi, porque compreende o relevante papel que a universidade desempenha no estado.

“Uma universidade é importante em todos os estados. Mas, em Sergipe, ela é mais importante, porque só temos a UFS como universidade pública. Não temos universidade estadual. Tenho certeza que vocês vão fazer uma grande gestão e a gente vai nos colocar à disposição. Então, a gente se coloca à disposição para ajudar naquilo que for necessário para viabilizar o funcionamento do campus”, concluiu o deputado federal.

Eduardo Almeida - Ascom UFS


Atualizado em: Seg, 07 de abril de 2025, 18:01
Notícias UFS