Seg, 14 de abril de 2025, 08:26

Licenciatura em Letras Inglês da UFS alcança nota máxima do MEC
Fundada em 1999, a graduação oferta 50 vagas anualmente, através do Sisu
Universidade Federal de Sergipe (Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)
Universidade Federal de Sergipe (Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

O curso de Licenciatura em Letras Inglês da Universidade Federal de Sergipe (UFS) conquistou, pelo Ministério da Educação (MEC), a nota 5, mais alto conceito que uma graduação pode alcançar. Fundada em 1999, a licenciatura oferta 50 vagas anualmente, através do Sistema de Seleção Unificada (SiSu).

A nota foi alcançada após uma rigorosa avaliação feita por meio do Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), de critérios como a qualidade de projetos pedagógicos, cultura administrativa, produções acadêmicas, salas, laboratórios, biblioteca, entre outros. Tais critérios são publicizados por meio de Diretrizes Curriculares Nacionais instituídas para cada curso de acordo com suas particularidades.

As avaliações norteiam as ações das instituições de ensino, como destacou a pró-reitora de Graduação da UFS, Marta Élid. “As notas de curso de graduação são importantes para avaliar a qualidade do ensino superior, mas muito mais que isso, servem para que a gente possa recalcular rotas, entender quais são as fragilidades e as potencialidades dos cursos, saber onde é possível melhorar”.


Maria Amália Vargas Façanha, chefe do Departamento de Letras Estrangeiras (Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)
Maria Amália Vargas Façanha, chefe do Departamento de Letras Estrangeiras (Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

A conquista foi recebida com entusiasmo pela chefe do Departamento de Letras Estrangeiras (Dles), professora Maria Amália Vargas Façanha, que desde 2010 atua no setor e acompanhou de perto diversas mudanças e melhorias.

“Para todo o departamento, a nota 5 é motivo de muita celebração, porque vem confirmar a seriedade do nosso trabalho, um trabalho conjunto, colaborativo, entre docentes, discentes, técnicos-administrativo, terceirizados. Nossos alunos tiveram um papel essencial nessa nota, a comissão do MEC ficou encantada com o entusiasmo das alunas e dos alunos. Eles são a ‘cereja do bolo’", comemorou Maria Amália.

Além disso, ações de extensão são constantemente ofertadas, para fortalecer a formação acadêmica, aliadas a bolsas de assistência estudantil, para garantir a permanência dos estudantes ao longo dos oito períodos do curso – um trabalho que culmina na baixa evasão dos discentes.


Professora Thayse Madella e turma comemorando encerramento de uma disciplina (Foto: Arquivo pessoal)
Professora Thayse Madella e turma comemorando encerramento de uma disciplina (Foto: Arquivo pessoal)

Estudantes e professores transformadores

Prestes a se graduar em Letras Inglês, Gustavo Santana Mendonça, foi um dos discentes ouvidos pelo MEC durante a avaliação do curso. O estudante conseguiu ter diversas experiências enquanto aluno e professor em formação.

“Tive a oportunidade de participar das reuniões com outros alunos e falar um pouco sobre a minha experiência no curso. E minha experiência começou bem cedo, logo no segundo período, quando eu participei da seleção para ser professor bolsista do Idioma Sem Fronteiras, programa no qual fui aprovado. Desde então, eu fui participando de diversos outros projetos aqui na universidade, incentivado pelos professores, como monitorias, três editais de Pibic, e hoje continuo como bolsista CNPq. Grande parte dessa minha experiência se deu pelo incentivo dos professores, então eu acredito que seja um diferencial muito grande do nosso curso. Os professores são transformadores, fonte de inspiração”, exaltou o aluno, que pretende seguir os passos dos mestres.

A coordenadora do curso, professora Thayse Madella, também destacou o engajamento dos docentes. “Essa nota é o reconhecimento do que a gente já vem fazendo, então só precisamos mostrar isso aos avaliadores. Foi fácil nesse sentido, porque os nossos professores são, de fato, muito ativos e muito apaixonados pelo que fazem”.

A pró-reitora de Graduação da UFS aproveitou a oportunidade para elogiar o trabalho desenvolvido pelo Dles e pela Divisão de Regulação e Supervisão (Dires). “Isso é resultado do trabalho desenvolvido pelos professores, pelos chefes de departamento, pelos coordenadores de curso, pelos membros do núcleo docente que fazem todo o trabalho de acompanhamento, de aperfeiçoamento dos projetos pedagógicos de curso e todo o empenho e dedicação dos estudantes. Eles é que realmente dão vida ao curso, dão vida à graduação. Mas nesse processo eu preciso destacar o trabalho desenvolvido pela Dires, que faz o acompanhamento de maneira muito cuidadosa, atenciosa, para que realmente esse resultado seja reconhecido”.

O Departamento de Letras Estrangeiras da UFS oferta ainda a Licenciatura em Letras Português-Francês, que também tem nota 5 pelo MEC; Português-Espanhol; Português-Inglês e Espanhol.


Estudantes e professores no Encontro Nacional Rede Andifes IsF (Foto: Arquivo pessoal)
Estudantes e professores no Encontro Nacional Rede Andifes IsF (Foto: Arquivo pessoal)

Jéssica França - Ascom UFS


Atualizado em: Seg, 14 de abril de 2025, 10:05
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