O Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe (DED/UFS), em parceria com a Rede de Pesquisa em Alfabetização (AlfaRede), conta com o apoio da UNDIME/SE e de outras 25 instituições de ensino superior do país na realização de uma pesquisa nacional sobre a alfabetização de jovens, adultos e idosos em Sergipe. Como parte da iniciativa, foi lançado no dia 31 de março um questionário voltado especificamente para professores e professoras que atuam nesse processo em todo o Brasil. O objetivo é reunir dados sobre essa modalidade de ensino no contexto do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a fim de compreender melhor a realidade da alfabetização no país.
+Clique aqui para conferir o questionário
A AlfaRede, rede de pesquisa em alfabetização criada durante a pandemia de Covid-19, foi fundada em 2020 e reúne mais de 100 pesquisadores de todas as regiões do país. Desde 2023, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) integra a rede, contribuindo com investigações voltadas à alfabetização no contexto do pós-pandemia e do retorno às aulas presenciais.
Em 2025, a UFS aderiu à proposta da coordenadora nacional da AlfaRede, professora Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo (UFMG), para desenvolver uma pesquisa voltada à alfabetização de jovens, adultos e idosos. A iniciativa conta com o apoio da UNDIME/SE, com o objetivo de consolidar uma amostragem que represente a realidade dessa modalidade de ensino no estado de Sergipe.
Na UFS, a pesquisa é coordenada pela professora Suzana Mary de Andrade Nunes, do Departamento de Educação (DED/UFS), e vinculada ao Grupo de Pesquisa RESSALT. Segundo a coordenadora, a participação de professores e professoras alfabetizadores/as é fundamental neste momento da investigação, e a equipe conta com o engajamento dos/as profissionais de Sergipe para o sucesso da pesquisa.
Mais informações sobre o AlfaRede podem ser obtidas no site oficial da entidade. As redes de ensino e de investigadores sergipanos interessados no trabalho também podem fazer contato através dos e-mails gruporessalt@gmail.com e suzana@academico.ufs.br.
Com informaçõs do DED