
A Universidade Federal de Sergipe (UFS) vive um momento histórico na busca pela inclusão e diversidade no ensino superior. O Conselho Universitário da UFS aprovou a transformação da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proest) em Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Estudantis, que vai desenvolver políticas públicas com foco em grupos historicamente discriminados.
Esta é a primeira vez que a instituição vai contar com uma pró-reitoria específica para abordar questões ligadas à inclusão e diversidade. A mudança estrutural prevê ainda a implantação de duas coordenações: uma de ações ações inclusivas e outra de ações afirmativas. A proposta é atuar com foco em negros, comunidades originais, índios e quilombolas e comunidade LGBTQIAPN+.
O reitor da UFS, André Maurício Conceição de Souza, destacou a importância da implantação de uma pró-reitoria voltada para esses grupos e lembrou que esta é uma promessa de campanha que ganha forma. De acordo com o reitor, mais do que a mudança de nome, a ideia é que ações concretas sejam desenvolvidas por meio da nova estrutura, beneficiando a comunidade acadêmica.
“Com a criação da nova pró-reitoria, a gente quer institucionalizar todas as ações associadas às ações afirmativas e inclusivas da universidade e dar a importância que a gente vem demonstrando desde a nossa campanha enquanto ação da nova administração da Reitoria. Será muito mais do que uma mudança de nome, será uma mudança de postura por parte da instituição”, destacou o reitor da UFS.
Para o pró-reitor de Ações Afirmativas e Estudantis, Charles dos Santos Estevam, a universidade vive um momento histórico. Conforme o gestor, a inserção dos estudantes é de grande importância para a UFS e a formalização dessa nova estrutura reforça o compromisso que a atual gestão têm com essa temática.
“A Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Estudantis representa, sem dúvidas, um marco histórico da nossa universidade, principalmente pela inclusão da coordenação de ações afirmativas e inclusivas. Então, vai ser uma mudança importante na nossa instituição. O professor André Mauricio e a professora Silvana Bretas estão, de forma contundente, atuando para a consolidação dessa pró-reitoria”, explicou Charles dos Santos Estevam.
Eduardo Almeida - Ascom UFS