Empenhada em promover o bem-estar mental, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) está disponibilizando atendimento psiquiátrico para estudantes de graduação da instituição. O serviço é oferecido pela Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Estudantis (Proae), através da Coordenação de Assistência e Integração do Estudante (Codae).
O serviço tem como objetivo dar assistência especializada, por tempo pré-determinado, aos estudantes em sofrimento mental agudo que necessitem de intervenção psiquiátrica, conforme informou o responsável técnico de Psiquiatria da UFS, Murilo Fernandes Rezende. "O Serviço de Psiquiatria funcionará como uma ponte entre os discentes da UFS e a Rede de Atenção Psicossocial, parte integrante do Sistema Único de Saúde. Tal rede prevê um conjunto amplo de ações que visam o cuidado integral e longitudinal à pessoa em situação de adoecimento mental e comportamental", explica Rezende.
O pró-reitor da Proae, Charles dos Santos Estevam, destacou que o atendimento é um marco para a universidade. “A assistência à saúde mental é fundamental, porque os estudantes necessitam desse acolhimento, desse atendimento psicossocial e psiquiátrico. Então é mais um marco histórico da nossa instituição”, ressalta.
Atendimento
Os estudantes são direcionados para os atendimentos psiquiátricos após avaliações com psicólogos, também ofertadas pela UFS. De acordo com o responsável técnico do setor de Psicologia da instituição, Gutiere Cardoso de Lima, oito vagas para atendimento psicológico são disponibilizadas semanalmente.
“Temos seis psicólogos para atender as demandas dos alunos. Seguimos um protocolo de saúde mental de risco, avaliando cada caso, se a complexidade é média ou baixa. Fazemos o direcionamento para a psiquiatria, e a depender do caso, contato com a família e encaminhamento para outros serviços de saúde”, explicou Gutierre.
Para agendar atendimento psicológico, é necessário enviar mensagem para o telefone (79) 98126-7961 (Whatsapp), às segundas e quartas-feiras, das 8h às 10h. O atendimento ocorre presencialmente no campus São Cristóvão.
Jéssica França - Ascom UFS