A Universidade Federal de Sergipe (UFS) deu um passo importante, nesta segunda-feira, 28, para ampliar a participação da agricultura familiar na instituição. O reitor André Maurício Conceição de Souza e a vice-reitora Silvana Brêtas receberam representantes dos ministérios da Integração e Desenvolvimento Regional e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, além de representantes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), para discutir parcerias.
Na oportunidade, André Maurício destacou o compromisso que a UFS tem com a agricultura familiar em Sergipe. De acordo com o reitor, os restaurantes universitários dos diversos campi da instituição têm parte dos alimentos fornecidos por agricultores familiares, inclusive com previsão contratual para este fornecimento. O gestor manifestou o desejo de ampliar a parceria e agradeceu a disponibilidade dos representantes do governo federal para contribuir com a ampliação.
A vice-reitora, Silvana Brêtas, acrescentou que, além da aquisição de alimentos, a universidade desenvolve uma série de iniciativas ligadas à agricultura familiar no âmbito educacional. “A UFS já tem uma discussão a respeito do desenvolvimento da agricultura familiar. Oferecemos vários cursos da Pedagogia da Terra e da Educação no Campo, inclusive com a disponibilização de especializações”, expôs.
Participaram do encontro, ocorrido na Reitoria da UFS, na cidade de São Cristóvão, Rose Pondé, coordenadora-geral de instrumentos da Política Nacional de Irrigação, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional; Roberto Araújo Silva, que ocupa a função de superintendente regional do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar em Sergipe; e Janderson Maués, superintendente regional da Companhia Nacional de Abastecimento no estado de Sergipe.
Para Rose Pondé, representante do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, a aproximação entre o órgão e as universidades é algo prioritário para o Governo Federal, porque pode viabilizar o escoamento de produtos produzidos pela agricultura familiar. A medida, de acordo com ela, além de cumprir as normas da Constituição, resultaria na entrega de produtos de qualidade para a instituição.
“Meu lugar de fala hoje está voltado para a importância da agricultura familiar, que está prevista, inclusive, em nossa Constituição Federal. Hoje temos a oportunidade de discutir a inserção de produtos de projetos públicos de irrigação produzidos de forma familiar no processo de compras. Isso é algo que nos deixa extremamente motivados a estar nessa construção com a universidade”, ponderou Rose Pondé.
Conforme Roberto Araújo Silva, superintendente regional do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar em Sergipe, atualmente, existem diversas cooperativas habilitadas a fornecer produtos seja na capital, Aracaju, seja no interior do estado. Para tanto, explica o gestor público, faz-se necessária esta aproximação entre os ministérios e a universidade.
“É preciso mapear que tipo de produto a universidade necessita para abastecer os seus restaurantes universitários para que nós possamos estabelecer parcerias com as cooperativas. O que podemos assegurar é que hoje há uma diversidade de produtos aptos a serem fornecidos, o que, sem dúvidas, traria ganhos tanto para a instituição quanto para os produtores”, explicou o superintendente.
Também estiveram presentes na reunião o chefe de gabinete da Reitoria, Marcelo Maciel; o pró-reitor de Ações Afirmativas e Estudantis, Charles dos Santos Estevam; servidoras responsáveis pelos restaurantes universitários da UFS e professores ligados à área de agroecologia da universidade.
Eduardo Almeida - Ascom UFS