

Cinquenta e três formandos participam da solenidade neste sábado, às 18h
A UFS realizou sábado, 20, a colação de grau de 53 estudantes de cursos da educação a distância (EaD). Esta foi a primeira cerimônia oficial de formatura de turmas dessa modalidade de ensino. Ocorreu no Centro de Vivência, no campus de São Cristóvão.
“Embora esta não seja a primeira vez que alunos dos polos da EaD se formam, esta formatura representa um marco histórico para a UFS, pois será a primeira colação de grau específica para esta modalidade de ensino”, diz o diretor do Centro de Educação Superior a Distância da UFS (Cesad) Antônio Ponciano Bezerra.
#IMG#Dentre os formandos está Maria Jiselma Andrade do Nascimento, 49 anos, do curso de História do polo de Laranjeiras. “A emoção de estar me formando é indescritível. Eu parei de estudar há muito tempo. Cheguei a cursar uma graduação presencial, mas, por algumas dificuldades, tive de abandonar o curso. Só agora que já estou com quase 50 anos vou conseguir me graduar”, diz.
Ela afirma ainda que isso só foi possível em decorrência da flexibilidade de tempo que a EaD oferece. “Eu fazia meu horário sempre à noite, e estudava quando conseguia tempo, geralmente pela tarde”. Agora, os planos para o futuro não são pequenos. “Como voltei aos estudos, não pretendo parar: vou fazer uma pós-graduação a distância pela UFS”.
Os planos do formando em Letras pelo polo de Propriá Breno Trindade Cardoso, 33 anos, também não ficam para trás. Depois de desenvolver um projeto de pesquisa sobre variação verbal - que será apresentado em Aracaju nove dias após a formatura -, o estudante avalia a possibilidade de cursar um mestrado na área, e confirma estar muito animado para a cerimônia de colação de grau. “Essa formatura é a concretização de tudo o que temos buscado até hoje. É a certeza de ter aproveitado tudo o que a gente podia assimilar e o que a UFS tinha para oferecer. Estou me sentindo pronto para exercer a minha profissão”.
#IMG#De acordo com Breno, o 1° período do curso teve algumas dificuldades. “Por se tratar de uma modalidade nova de ensino, foi preciso que os estudantes se adaptassem, conhecessem melhor para aprender a lidar com as características da EaD”. Ainda segundo ele, “é possível uma graduação de qualidade [a distância], mas o processo de aprendizagem exige muito mais do aluno, que tem que buscar sempre o professor, tomar a iniciativa e ter disciplina nos estudos”.
Para a estudante Edilaine Guimarães Pinto, 23 anos, que está se formando em História pelo polo de Laranjeiras, a grande vantagem da educação a distância é a disponibilidade de tempo que a modalidade oferece. “A EaD é a aposta para o futuro, porque permite ao aluno estudar e estar inserido no mercado de trabalho em tempo integral. Sem essa possibilidade de ensino muitos de nós não estaríamos nos graduando”, defende a estudante, que é membro da comissão de formatura.
O professor Ponciano vai além. “Em um país extenso como o Brasil, o número da oferta de vagas para cursos presenciais ainda é muito pequeno. A EaD representa, então, uma alternativa significativa, pois atende a uma política de inclusão e de acesso ao ensino superior”.
EaD na UFS
O primeiro vestibular para os cursos a distância da UFS aconteceu em 2007, logo após a inauguração do Cesad, com sete opções de cursos de licenciatura: Letras/Português, Geografia, História, Química, Física, Matemática e Biologia. Hoje, há 14 polos: Laranjeiras, Nossa Senhora das Dores, Japaratuba, Brejo Grande, Propriá, Estância, Arauá, Poço Verde, Carira, São Domingos, Lagarto, Porto da Folha e Nossa Senhora da Glória. O único curso de bacharelado oferecido é o de Administração, no polo de São Cristóvão. A EaD da UFS faz parte do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC).
De acordo com o professor Ponciano, a implementação desse sistema de ensino passou por algumas dificuldades iniciais, como a impressão dos módulos e apostilas em ano eleitoral, quando as gráficas estão sobrecarregadas, e a instalação dos laboratórios dos cursos práticos, como Química e Biologia, nos polos nos quais essas graduações são ofertadas.
Segundo ele, porém, as dificuldades referentes aos módulos e apostilas puderam ser contornadas pelo próprio sistema de ensino, que oferece todos os materiais em formato virtual, além de bibliotecas com acervo disponível em todos os polos. Em relação à instalação dos laboratórios, a distância dos polos e os detalhes estruturais como a iluminação, a temperatura dos ambientes, além dos próprios materiais que são frágeis para o transporte são os principais obstáculos. Mas, ainda de acordo com o professor Ponciano, todos já estão sendo montados. São laboratórios dos cursos de Química, Física, Matemática e Biologia.
Além dos encontros presenciais periódicos, os alunos contam com uma plataforma virtual de aprendizagem, o software “Moodle”, que possibilita o acesso ao conteúdo programado das disciplinas, a fóruns de discussão, tarefas complementares, quadro de avisos e interação virtual com os tutores.
Atualmente existem em torno de 6.500 alunos matriculados nos cursos. O Cesad conta ainda com um mestrado em Matemática e quatro cursos de especialização - três na área de Administração e um sobre Gestão de Políticas Públicas com foco em Gênero e Raça.
“Mas há uma proposta sendo analisada para a criação de mais cinco cursos de graduação. Tudo indica que no próximo vestibular já haverá os cursos de licenciatura em Português/Espanhol e Português/Inglês, além dos cursos de Filosofia, Sociologia e Artes”, informa o professor Ponciano.
Viste a página do Cesad.
Ascom
comunica@ufs.br