Sáb, 08 de dezembro de 2012, 08:52

UFS empossa professor André Maurício como vice-reitor
UFS empossa professor André Maurício como vice-reitor
André Maurício assina a ata de posse. (fotos: Schirlene Reis/AscomUFS)
André Maurício assina a ata de posse. (fotos: Schirlene Reis/AscomUFS)
Comunidade universitária prestigia a solenidade que ocorreu na Reitoria.
Comunidade universitária prestigia a solenidade que ocorreu na Reitoria.

Gestor destacou o sucesso do processo de expansão e de interiorização da UFS


Para o reitor da Universidade Federal de Sergipe, Angelo Roberto Antoniolli, a posse do professor André Maurício Conceição de Souza como vice-reitor da instituição marca o início de um grande processo. A cerimônia realizada nesta sexta-feira, 7, no auditório da Reitoria, em São Cristóvão, contou com a presença da representante da Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe/Funesa, Cláudia Menezes Santos, do reitor da UFS na gestão 2004-2012, Josué Modesto dos Passos Subrinho, além de outras autoridades, diretores, professores, estudantes, técnicos e familiares. Com este ato, André Maurício substitui o professor Angelo Antoniolli, que atuou como vice-reitor na gestão 2004-2012.


#IMG#André Mauricio foi empossado formalmente pelo reitor da UFS no cargo de vice-reitor com a publicação no Diário Oficial da Portaria Nº 3201, de 23 de novembro de 2012. Mas segundo o protocolo da UFS, a presente solenidade de posse é o último ato oficial que ratifica para a comunidade universitária o resultado das eleições para reitor e vice-reitor, finalizado em 30 de maio com o trabalho de apuração daComissão Eleitoral. Angelo Antoniolli e André Maurício exercerão por quatro anos os cargos de reitor e vice-reitor da instituição, respectivamente.


A cerimônia foi marcada por demonstrações de carinho e admiração mútuas entre Angelo Antoniolli e André Maurício que relembraram em seus discursos a troca de ideias sobre um projeto de universidade inclusiva e voltada para as necessidades da sociedade sergipana, muito antes de suas candidaturas. Antoniolli salientou acreditar na força de uma universidade que vibra na mesma frequência da sociedade, conclamando a comunidade universitária para somar suas experiências e habilidades pessoais para torná-las coletivas, pois é através do trabalho em equipe, do embate de ideias e do diálogo que as soluções encontradas podem ser defendidas por todos.


#IMG#O novo vice-reitor destacou em seu discurso o sucesso do processo de expansão e de interiorização da UFS, conduzido pela gestão anterior, e que um dos desafios da universidade é o de se fazer presente em todos os munícipios do estado, levando a todos os seus recônditos o conhecimento, base da transformação social. Para ele, numa sociedade sem reais condições de igualdade de oportunidades, a universidade deve assumir um papel ativo na promoção da transformação social. Transformações que, de acordo com André Maurício, só se darão com o espraiamento social do conhecimento, elemento capaz de quebrar as barreiras historicamente construídas, sejam sociais, econômicas ou culturais.


“É dentro da universidade que a gente tem que entender e incentivar a pluralidade de ideias e a multidisciplinaridade, que possibilitam o surgimento de novas ideias. Não podemos deixar nunca de investir na pesquisa básica, mas também devemos investir nas ciências humanas e nas artes”, afirmou ainda o vice-reitor. Para André Maurício, o conhecimento inovador e libertador é o objetivo básico da universidade.


Currículo do vice-reitor


Graduado em licenciatura e bacharelado em Física pela Universidade Federal de Sergipe, André Maurício é professor associado. Possui mestrado e doutorado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas e pós-doutorado na Universidade de Stuttgart, na Alemanha. Suas pesquisas são sobre informação quântica, magnetismo teórico e sistemas complexos.


Ascom


comunica@ufs.br



Atualizado em: Ter, 11 de dezembro de 2012, 15:10
Notícias UFS