Propostas a serem executadas pela atual gestão
A Universidade Federal de Sergipe torna público o Plano de Gestão 2012-2016, documento que reflete as propostasapresentadas pela chapa UFS Sempre Forte durante a campanha eleitoral 2012, ocorrida em julho do mesmo ano, na qual foram eleitos os professores Angelo Roberto Antoniolli e André Maurício como reitor e vice-reitor,respectivamente.
A proposta também incorpora as estratégias previstas pelo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) emodificações resultantes de referenciais obtidos através dos relatórios de gestão dos últimos oito anos, durante osquais houve a consolidação dos processos de expansão.
Em discurso proferido na sua posse em Brasília, no último dia 19, o atual reitor da UFS, professor Angelo Antoniolli,falou sobre o processo de expansão. “Essa fase é tão forte e vívida que a UFS se expandiu assustadoramente nosúltimos anos graças a um projeto comum, aglutinando governo federal, estadual, políticos de diferentes tendênciase partidos, associações de bairros, classes de toda a natureza e prefeitos ávidos por terem a UFS na sua cidadecomo uma forma de garantir o seu crescimento. Por essa razão, este ano, a instituição contabiliza imensos avanços efeitos que podem ser medidos numérica e qualitativamente. O traço marcante da primeira década de 2000 foi o seumote ‘expandir para incluir’, em decorrência do qual surge um desafio ainda maior no segundo decênio dos anos2000: ‘consolidar a inclusão’”, disse.
A gestão atual retomará as questões e as responsabilidades assumidas ao longo dos últimos oito anos, somando-as àampla participação dos segmentos universitários, no tocante aos Conselhos Superiores, como sinal de qualificação e de defesa de direitos, objetivando uma mais sólida democracia interna. Esse Plano de Consolidação de Expansão daUFS se enquadra no projeto de universidade que vem sendo construído, desde a década de 1980, partindo danecessidade de se congregar as forças diversas que atuam no espaço acadêmico.
A política de graduação adotada para a próxima gestão será amplamente discutida com a comunidade universitária,através do fórum das licenciaturas e das câmaras de assessoramento. Os debates e as propostas serão estimulados aabordar as seguintes metas: papel da UFS quanto à formação de professores para servir ao estado e ao país; políticade assistência estudantil; monitoramento do fluxo de egressos, além de novas estratégias e tecnologiaseducacionais.
As ações implementadas buscarão criar condições para a participação dos alunos do ensino a distância em projetosinstitucionais de ensino, pesquisa e extensão, incentivar os alunos do ensino a distância, incentivando-os a umamaior participação na vida universitária.
Para a democratização da atual gestão serão estabelecidos:
- Fórum Social Permanente e Observatórios Sociais;
- Fórum Permanente das Licenciaturas;
- Tecnologias Sociais e Ambientais;
- Centro de Ciências Agrárias e da Terra;
- Orçamento Participativo;
- Cultura e Arte;
- Fortalecimento das Ações de Pesquisa, Ensino e Extensão em Saúde.
Leia o Plano de Gestão 2012-2016 na íntegra aqui http://oficiais.ufs.br/pagina/planejamento-estrat-gico-7964.html
A expansão na UFS
O sucesso da expansão da UFS se deu principalmente após a adesão da universidade ao Programa de Apoio a Planosde Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). Após sua aprovação, no Conselho Universitárioem 2007, a UFS adotou o REUNI e estabeleceu algumas metas, a saber: elevação gradual para 90% da taxa deconclusão média dos cursos de graduação presencial e aumento progressivo da relação de entre professores egraduandos em cursos presenciais.
A adesão ao Reuni propiciou o aporte de recursos necessários ao desenvolvimento das metas inicialmentepropostas, numa parceria ideal entre o que era almejado pela UFS e a política adotada pelo MEC para o ensinosuperior público. Até o ano de 2007, foram instalados os campi de Itabaiana e Laranjeiras, e criados 30 novos cursosde graduação. As vagas para o vestibular passaram de 2.010 para 4.070. Na pós-graduação stricto sensu, foram criados9 cursos de mestrado e 4 de doutorado. Esse crescimento só foi possível pela ampliação do quadro docente efetivode 461 professores, em 2004, para 1.078, em 2012.
O Reuni-UFS, aprovado através da Resolução 40/2007/CONEPE, surgiu a fim de criar condições para ampliar o acessoe a permanência dos estudantes de graduação, melhorar a qualidade dos cursos e o aproveitamento da estruturafísica e de recursos humanos existentes na instituição, visando à ampliação do acesso, já que foram criados 24cursos de graduação no período de 2009 a 2012 e ampliadas as vagas ofertadas nos cursos presenciais.
Ascom
comunica@ufs.br