


Solenidade ocorreu na presença da comunidade acadêmica e de autoridades
O professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, ex-reitor da Universidade Federal de Sergipe, teve seu retrato afixado na Galeria de Reitores da instituição na manhã desta terça-feira, 5, fato simbólico que o coloca efetivamente na história da UFS.
A solenidade, que ocorreu na sala dos Conselhos Superiores, contou com a participação de pró-reitores, professores, estudantes, técnicos administrativos e demais membros da comunidade acadêmica, além de autoridades, a exemplo do juiz federal Carlos Rabelo Júnior; da presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Terezinha Oliva; do presidente do Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTEC), Marcos Wandir Nery Lobão; do presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas (Asap), pastor Arivaldo José dos Santos e da esposa do ex-reitor, Virgínia Maria Passos.
O início do evento foi marcado pelo discurso da gerente de recursos humanos, Ednalva Freire, que ressaltou a gratidão e o aprendizado ao longo dos vinte anos de convivência com o professor Josué . “Atrevo-me a homenageá-lo pela companhia ao longo desses vinte anos, compreendidos em épocas muito diferentes. A aposição desta foto aqui na galeria de reitores nada mais é que a representação simbólica – na prática, real – de que ele continuará a olhar pela universidade”, disse Ednalva.
Em seguida, o professor Josué Modesto proferiu um discurso emocionado, no qual destacou a sua trajetória pela universidade, onde foi estudante, professor, vice-reitor e, posteriormente, reitor da instituição. “É engraçado como, nessas horas, os fatos nos dão conta de todo o nosso percurso. São dezesseis anos só de reitoria, oito como vice do professor José Fernandes Lima e oito como reitor. A aposição do meu retrato aqui na galeria parece-me produzir um efeito de exclusão do ser, mas continuarei – ainda que indiretamente – contribuindo para a construção desta universidade que ajudou a me construir”, disse o ex-reitor.
Na ocasião, o atual reitor da UFS, professor Angelo Roberto Antoniolli, acompanhou o descerramento da foto e salientou o aprendizado que obteve junto ao professor Josué quando vice-reitor da gestão 2004-2012. “”Este é um registro de uma história que tive a oportunidade de acompanhar. Fico extremamente feliz em poder vivenciar este momento, que é tão importante para a história da nossa UFS”, disse o reitor.
Com a aposição do retrato do professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, são nove os reitores que fazem parte da Galeria de Reitores da UFS.
Currículo
Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Sergipe (1977), possui mestrado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (1983) e doutorado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (1992). É Professor associado da Universidade Federal de Sergipe, tendo sido Vice-reitor por dois mandatos no período de 1996 a 2004. Exerceu a função de reitor no período 2004-2008, tendo sido reeleito para o segundo mandato (quadriênio 2008-2012). É Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica – AB.
Ascom
comunica@ufs.br
Fotos: Schirlene Reis