Qui, 21 de novembro de 2024

Reitor participa de abertura do Ciclo de Debates Cota Não é Esmola
Evento está inserido no circuito nacional de ações promovidas pela Associação Nacional dos Pesquisadores Negros
Na próxima segunda-feira, 8, às 19h, acontece a Mesa 5 do Ciclo de Debates Cota Não é Esmola – Experiências da Aplicação de Ações Afirmativas nas Universidades Públicas. O evento, que será transmitido pelo canal da TV UFS no YouTube, terá em sua abertura a participação do reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Valter Santana, além dos reitores do IFBA, UNIPAMPA, UNIR, IFNMG, UFSB, UFSJ e UEZO.O ciclo de debates, que tem a participação de reitores negros, está inserido no circuito nacional de ações promovidas pela Associação Nacional dos Pesquisadores Negros. De acordo com a... +Informações
Reitor recebe Fórum de Entidades Negras para tratar de pautas étnico-raciais na UFS
Grupo reúne representantes de diversas organizações do movimento negro em Sergipe
Valter também defende a necessidade de ações permanentes. “Nós reconhecemos que a universidade tem dívidas históricas com essa pauta, mas também temos consciência de que nossa gestão, iniciada em março deste ano, tem tomado providências práticas em relação a alguns pontos”, avalia.O reitor salientou ainda que existem hoje discussões para a reformulação do Regimento Interno da UFS, e que há previsão para a criação de um setor específico para tratar das políticas afirmativas. “É uma estruturação necessária, que irá tratar dessas pautas de forma permanente”, apontou.Entidades reunidasO... +Informações
Professores comprovam o efeito positivo das cotas no desempenho acadêmico da UFS
Estudo testa a teoria da incompatibilidade
A partir de informações fornecidas pela UFS sobre o banco de dados de quem ingressou na universidade, os professores apuraram o efeito causal das cotas sobre o desempenho acadêmico. A professora Ana Maria relata o uso de  métodos de comparação bruta de média e comparação de média condicional às variáveis observadas no banco. “É um grande desafio porque são alunos diferentes entre si, mas integramos vários métodos e o resultado mostra que, classificando os alunos em termos de desempenho acadêmico, quem ingressou por meio de cotas se sai melhor em relação aos alunos medianos para... +Informações